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1 em cada 3 portugueses não pode ler este artigo

O número é impressionante: em cada três portugueses há um que não tem acesso à internet. Esta conclusão faz parte do estudo “Públicos e Consumos de Media” promovido pela Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) e divulgado esta terça-feira.

A televisão continua a ser o meio de comunicação a que os portugueses mais se ligam quando querem saber de notícias. Cerca de 65% dos portugueses afirma usar a televisão como fonte principal para se actualizarem sobre os principais acontecimentos. Em segundo lugar seguem os jornais escritos, e em terceiro surge pela primeira vez um meio digital, as redes sociais. Os portugueses seguem cada vez mais a informação através dos links partilhados no Facebook, sendo esta rede social a favorita para comentar os assuntos que estão na ordem do dia. Seguem-se os sites dos principais jornais, televisões e rádios, e por último a rádio, mais utilizada pelos públicos como forma de entretenimento e menos como forma de informação, apesar de ser o meio mais popular em Portugal.

Um terço dos portugueses passa mais de uma hora por dia a consultar informação, nas diversas plataformas disponíveis. E fá-lo várias vezes num só dia, não se restringindo a um só espaço horário ou meio de informação.

Este estudo contou com o apoio científico de uma equipa de investigadores do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES – IUL), coordenado pelo professor Gustavo Cardoso, com a Eurosondagem responsável pela realização do inquérito nacional, com entrevistas presenciais a uma amostra de 1.035 pessoas representativa da população residente em Portugal com 15 ou mais anos. As entrevistas foram realizadas entre 20 de setembro e 12 de outubro do ano passado.

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