Música

Arcade Fire – os gigantes canadianos voltam às luzes da ribalta

Após quatro anos desde o último álbum de Estúdio, Reflektor, os Arcade Fire, conceituada banda canadiana de Indie Rock, estão de volta à ribalta com o lançamento de quatro novos singles: I Give You Power, Everything Now (música homónima do álbum vindouro), Creature Comfort e, mais recentemente, Signs Of Life.

Os quatro singles prometem um som inovador, um pouco diferente do que a banda tem vindo a fazer desde 2004, o ano da sua formação e do lançamento do primeiro álbum, Funeral. Apesar de a forte influência de trabalhos musicais de David Bowie (nos anos 80) se encontrar ainda latente, os singles demonstram uma tendência cada vez mais eletrónica: a banda parece ter-se descuidado na vertente instrumental, vertente esta que estava mais presente nos primeiros trabalhos, nos quais o som da bateria era bem mais robusto. A aposta em som de sintetizadores e ritmos quase tribais (no caso de Everything Now) atribui às músicas um som muito veranil e festivo que parece satisfazer os fãs.

É também importante referir que Thomas Bangalter, dos Daft Punk (banda francesa de House e Eletrónica), foi co-produtor deste último trabalho, facto que provavelmente terá influenciado a banda canadiana a adoptar um som mais “industrializado”.

Quanto ao lirismo, normalmente a cargo do vocalista Win Butler, parece ter perdido qualidade. As letras apresentam-se extremamente repetitivas e monótonas, especialmente em Signs of Life, em que as variações a nível lírico são mínimas. Este último aspeto  é muito próprio das músicas pop e parece ser este estilo musical a aposta da banda neste trabalho, facto que afastou os Arcade Fire do seu som original.

No início do mês de Junho, os títulos de todas as músicas pertencentes ao quinto trabalho de estúdio da banda já foram anunciadas, assim como a capa do mesmo e as datas da nova Tour, que, até ao momento, não tem passagem marcada por Portugal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *