Booktube: A comunidade literária digital

Começou há quase 9 anos por todo o mundo, mas só agora começa a dar os primeiros passos em Portugal. O booktube é um segmento do Youtube composto por um conjunto de pessoas que cria conteúdo sobre a literatura para esta plataforma digital.

Com mais expressão em lugares, como o Brasil, os EUA ou o Canadá; o booktube tem vindo a ganhar cada vez mais reconhecimento, fazendo com que cresçam, consequentemente, o número de canais dedicados a este fim

Mas afinal que tipo de vídeos podemos encontrar neste segmento? Começando pelos livros favoritos do mês (em que se mostram as compras mais recentes), passando por desafios literários (por exemplo, o bookmoji challenge, em que os “booktubers” têm de fazer corresponder um emoji com o livro que, na sua opinião, mais se adequa ao mesmo) e acabando por dar também uma opinião sobre as capas dos livros (muitas vezes, comparando as capas entre países), esta é uma plataforma onde qualquer amante de livros se consegue perder durante horas a fio.

Posto isto, deixamos-te aqui algumas sugestões de canais (nacionais e internacionais) que, se ficas-te interessado/a vais adorar:

 

1. InesBooks

Considerada por muitos a “primeira e melhor booktube portuguesa”, podemos acompanha-la não só no booktube, como também através do seu blog ou da sua página no Goodreads. Neste canal, podemos encontrar sobretudo opiniões estruturantes e coesas sobre os mais diversos livros.

Para esta pioneira do booktube em Portugal, a maneira como o livro está escrito é aquilo que o destaca dos outros, cativando o leitor e incitando-o a pedir mais. A sua obra predileta é “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski.

2. Hailey in Bookland

Uma das mais prestigiadas “booktubers” canadenses e com apenas 21 anos, e com um canal criado em 2014, Hailey publica vídeos novos 3 vezes por semana, sobre os mais diversos temas literários.

É, talvez, uma das “booktubers” com as ideias mais originais, fazendo desafios, “wrap ups” e vlogs semanais, em que mostra à comunidade o seu dia como uma viciada em livros.

Também é importante referir que a sua série literária favorita é “Alice no País das Maravilhas”, estando constantemente a fazer referência à mesma, durante os seus vídeos.

 

3. Bookables

Apesar de ler os mais variados géneros literários, tem como favorito o infanto-juvenil. Começou o canal em 2011, e desde então vários são os vídeos que tem publicado semanalmente.

A maior parte dos seus vídeos é de opinião, discussão e “favoritos do mês”, contando sempre com mais de 1,000 visualizações em cada um.

Uma das características a destacar nesta “booktuber” é proximidade que tem com a comunidade literária que a segue e que acompanha ao longo dos vídeos, respondendo sempre a todos comentários, onde partilha opiniões e ideias com outros leitores.

 

Para além de todos estes canais, há ainda outros que destacamos, tais como: A clockwork Reader, abookutopia, readbyzoe e emmmabooks.

Num mundo em que as novas tecnologias e o formato digital são algo cada vez mais enraizado pela sociedade, iniciativas como esta são uma mais-valia para o enriquecimento cultural e literário da população. Assim sendo, é importante levar as pessoas a conhecer projetos como o “booktube”, que, segundo Christina Morgado (“booktuber” portuguesa) em entrevista ao Público, “são um meio de apelo à cultura”.

Posted in Literatura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *