Bowls&Bar: tigelas para todos os gostos

Há tigelas quentes e frias, cocktails e muita boa disposição – tudo importado da Rússia. A Capital foi convidada a ir conhecer este novo espaço em São Bento e vem contar-te tudo.

Inaugurado no fim de outubro, nasceu da ideia de Kate, que, depois de visitar Lisboa, decidiu mudar-se para cá e começar este projeto. A premissa é simples: criar pratos que facilmente agradam a todos, usando influências russas, asiáticas e havaianas e adaptá-los ao recipiente da moda – as tigelas (ou bowls).

Um espaço amplo, com janelas que deixam ver as ruas estreitas de São Bento, convidam quem passa a entrar e descobrir este novo restaurante e bar. Ao entrar conseguimos perceber que o espaço foi pensado ao pormenor: desde o chão azul de azulejos, os neons nas paredes, as pequenas mesas de mármore com arranjos florais e um espaço de bar onde conseguimos ver expostas as diferentes garrafas coloridas e a preparação das bebidas. Todos estes elementos criam um ambiente jovem e convidativo onde podemos comer qualquer coisa, beber um copo, conversar e até trabalhar.

Quanto à comida, a ideia de servir tudo em tigelas não veio por acaso. Estivemos à conversa com Sonia, uma das colaboradoras do espaço, que nos explicou que a ideia das bowls surgiu para trazer o elemento da comida de conforto tipicamente portuguesa aos pratos mais modernos. Para contornar o problema de não saberem aquilo que os portugueses gostam de comer, decidiram apostar em pratos simples, com ingredientes de qualidade e com pequenos toques mais modernos e interessantes.

Na nossa visita ao Bowls&Bar provámos a Bowl de Salmão e a Bowl de Atum – dois dos pratos mais pedidos – e temos a dizer que, para além de boas, as porções são bastante generosas.

A Bowl de Salmão (base de arroz, salmão, cenoura, pepino, rebentos de soja, alface, tomate cherry, queijo creme e guacamole) é ideal para quem gosta de sabores mais frescos. Já a Bowl de Atum (base de arroz, noodles de courgete, filete de atum, alface e molho de tomate picante) é para os que gostam de um toque mais picante e aromático. O truque é temperar a bowl com o molho de soja que vem para a mesa juntamente com os pratos e misturar tudo, como sugerido pela chef. Para quem preferir pratos quentes há Ramen de porco e uma bowl com bife de cozedura lenta, batatas assadas, alface e molho de vinho tinto.

Mas este espaço não pretende ser apenas um restaurante para almoços e jantares. Na carta há ainda smoothie bowls de fruta (ideais para o pequeno almoço), cafés e lattes – como raf, um café típico da Rússia – e cocktails de assinatura preparados pelo bartender e que prometem surpreender – destacamos o Mango Mule, muito fresco e frutado.

Aberto todos os dias, das 09h00 às 24h00, podemos visitar o Bowls&Bar a qualquer hora e para matar qualquer desejo: seja um pequeno-almoço que nos deixe prontos para enfrentar o resto do dia ou para degustar um cocktail com amigos.

Onde?
Rua de São Bento, 51

Posted in Capital.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *