Dicas para ler mais rápido

Há semanas em que estamos tão atarefados que pegar num livro parece, infelizmente, uma tarefa impossível. Todo o leitor enfrenta, em algum momento da sua vida, este dilema acompanhado por um sentimento crescente de frustração.

Acima de tudo, não nos podemos esquecer de que o importante não é ler a grande velocidade, mas sim ler com qualidade! Posto isto, deixamos-te agora algumas sugestões de como o fazer, mesmo naqueles dias em que parece que estamos a lutar contra o tempo.

 

Leva sempre um livro contigo para todo o lado

Seja para ir para a faculdade ou simplesmente às compras, é importante levar um livro na mala, pois neste período podemos ter sempre um bocadinho de tempo para ler.

Muitas vezes lemos também livros nos transportes, uma tarefa perfeitamente aceitável uma vez que estamos a aproveitar aquele espaço de tempo que temos para avançar mais umas páginas no livro que tanto queremos acabar.

 

Não inicies a leitura de livros que sabes que não vais gostar

Sim, é verdade: devemos sempre experimentar comprar livros diferentes e sair um bocadinho da nossa zona de conforto. Contudo, se estamos a viver um período da nossa vida com escassez de tempo, devemos sempre optar por ler primeiro as obras de que sabemos, à posteriori, que vamos gostar, por fazerem parte daquele género literário de que tanto apreciamos.

Isto não quer, obviamente, dizer que não possamos ler algo novo, diferente de tudo aquilo que já tenhamos antes experimentado; mas podemos guardar esses livros para as férias ou para semanas em que não estejamos tão apertados de tempo.

 

Agenda a tua leitura

Pode parecer estranho, mas funciona! Depois de um dia cansativo, porque não chegar a casa e dedicar uma hora apenas à leitura? Para além de ficarmos mais calmos e descontraídos, vamos também adiantar algumas páginas daquele livro que estamos mortinhos para acabar!

Ao fazer isto, é garantido que lemos um bocadinho todos os dias de uma forma organizada e sucinta. Experimenta!

 

Impõe a ti mesmo um número de páginas para ler todos os dias

Sejam 20, 50 ou 100 páginas, marca um objetivo de leitura todos os dias. Define aquilo que queres ler hoje e fá-lo. Seja muito ou pouco, vais conseguir: o importante é ter organização e uma leitura dinâmica para que percebas bem o conceito do livro e para que, no fim, a leitura seja muito mais agradável.

Não há nada como força de vontade para conseguirmos atingir o que queremos, não é verdade?

 

Evita sublinhar as tuas passagens favoritas

É certo que todos nós temos aquele livro cujas palavras nos marcaram de forma profunda e, por isso, sublinhamo-lo para mais tarde o lermos. Este processo só faz com que a leitura seja mais demorada e lenta, não sendo por isso uma maneira eficaz para gerirmos o nosso tempo.

Porque não marcar as páginas com post-its para sabermos que é lá que se encontra a parte da história de que mais gostamos? Vais poupar imenso tempo e a leitura vai tornar-se mais agradável e contínua!

 

Lê um livro de cada vez

Para mim, esta é a dica mais importante e aquela que sigo com mais frequência.

Ao lermos um livro de cada vez, vamos mais facilmente reter o seu conteúdo e desfrutar do mesmo, ao passo que se lermos 2 ou3 livros ao mesmo tempo, a nossa capacidade de retenção de informação e de concentração vai ser menor, causando uma confusão mental.

Ao lermos apenas um livro de cada vez, vamos estar muito mais concentrados e saberemos aproveitar a obra muito melhor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *