Discoteca Urban Beach já pode reabrir

Esta quinta-feira, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, autorizou a reabertura do Urban Beach, em Lisboa.

O encerramento do espaço de diversão noturna aconteceu a 3 de novembro de 2017. Em causa esteve a agressão de três seguranças da discoteca a dois jovens à porta do estabelecimento. Um dos seguranças saiu em liberdade e os outros dois ficaram em prisão preventiva, passando, depois, para prisão domiciliária. O juiz do Tribunal de Instrução Criminal considerou que ambos tinham intenção de matar.

Para além disso, desde o início do ano passado já tinham sido apresentadas 38 queixas por «práticas violentas ou atos de natureza discriminatória ou racista» contra o Urban.

Eduardo Cabrita autorizou a reabertura do espaço após ter sido informado pelo Comando Metropolitano de Lisboa da PSP e da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) de que, agora, a discoteca cumpre as exigências necessárias para ser novamente frequentada: foi preciso reorganizar a segurança privada, modificar questões relacionadas com o licenciamento, o sistema contra incêndios e o sistema de videovigilância.

O grupo K, proprietário do estabelecimento, já foi notificado da decisão do Governo.

Para garantir que acontecimentos como este não se repitam, o ministro da Administração Interna deu ordens à Direção Nacional da PSP para avaliar as ocorrências registadas desde 2016 nos espaços noturnos de todo o país. Estas inspeções destinam-se a avaliar o risco e a reforçar as condições de segurança das discotecas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *