Informação

Fungos causam retirada de “figos secos com farinha” do Lidl

As substâncias produzidas pelos fungos podem ser uma ameaça à saúde pública. A presença de aflatoxinas foi detetada após uma “análise de rotina”.

Os “figos secos com farinha” são fornecidos pela empresa Produtos Biovera

A cadeia de supermercados Lidl e um fornecedor estão a recolher vários lotes de ‘Figos Secos com Farinha’, devido à presença de substâncias produzidas por fungos que podem afetar a saúde humana, anunciou a empresa.

Trata-se dos lotes 505-17 e 564-17 do artigo ‘Figos Secos com Farinha’, fornecidos pela empresa Productos Biovera e vendidos nas lojas Lidl.

Em comunicado, a cadeia de supermercados explica que na origem da recolha está a “presença de aflatoxinas em níveis que poderão causar preocupação para a saúde humana”, as quais foram detetadas numa “análise de rotina”.

“As aflatoxinas são produtos metabólicos naturais produzidos por diversos fungos que ocorrem sobretudo em frutos secos e nem sempre podem ser evitados”, lê-se no comunicado.

O artigo pode ser devolvido em qualquer das lojas Lidl, o qual assegura o respetivo reembolso, “mesmo sem a apresentação do talão de compra”.

O Lidl fez o seu segundo comunicado em pouco mais de um mês, depois de já ter usado o seu site para esclarecer os consumidores sobre as campanhas fraudulentas que decorreram a partir do dia 1 de Janeiro.

Excerto do comunicado disponível no site sobre a retirada de “figos com farinha”:

A recolha destina-se exclusivamente ao artigo “Figos Secos com Farinha“, do fornecedor Biovera. Outros artigos do mesmo fornecedor não são afetados por esta recolha.

O Lidl Portugal e o fornecedor Produtos Biovera S.L. pedem desculpa a todos os clientes afetados por eventuais incómodos causados.(…)

AUTORIA

+ artigos

O meu sonho, para além de conseguir aprender a jogar xadrez, é tornar-me num homem dos sete ofícios da área da comunicação. Para além do jornalismo, tenho um fascínio enorme pelo entretenimento, representação, guionismo, realização e literatura. O cinema é a forma de expressão artística que mais me agita, juntar-lhe a escrita é aliar ao entusiasmo tresloucado um cubo de gelo refrescante e ponderado: o meu ying yang.