Google traz hub tecnológico para Portugal

A Google decidiu instalar em Portugal um centro que servirá para agregar fornecedores de serviços que trabalham com a multinacional nas regiões da Europa, Médio Oriente e África. Vai criar 500 postos de trabalho e abrirá em junho, em Oeiras.

A multinacional norte-americana Google vai instalar a partir de junho um hub tecnológico em Portugal – um investimento que vai criar 500 postos de trabalho. O anúncio foi feito esta quarta-feira, por António Costa, em Davos.

No final do ano passado, em declarações ao Expresso, o presidente da Google EMEA, Matt Brittin, reconhecia que tinha chegado o “momento de investir” em Portugal, apontando como vantagens do país o “bom estilo de vida” e a existência de apoios do Governo ao empreendedorismo.

“Havia vários países a disputar este investimento da Google. A gigante tecnológica americana escolheu Portugal”, disse Costa numa conferência realizada no âmbito do Fórum Económico Mundial realizado na Suíça, citado pela Lusa.

O centro funcionará em Oeiras para apoio à zona EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e vai disponibilizar 500 postos de trabalho no momento de arranque, segundo António Costa.

Em maio do ano passado, a automóvel Mercedes também escolheu Lisboa para abrir um centro de competência, no mesmo mês em que a CGI inaugurou em Sintra o Cloud Innovation Center. Em junho, a Accenture inaugurou em Braga o seu novo centro de tecnologia. Em outubro, a Uber anunciou Lisboa como a sede do novo centro de excelência europeu e, em novembro, a empresa alemã Zalando – plataforma de moda online – revelou que vai criar um centro tecnológico na capital portuguesa.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, nesta quarta-feira, no Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça. “Entre muitos investimentos em perspetiva destaco um: Portugal vai em breve acolher um investimento da Google, que arrancará logo com a criação de 500 empregos qualificados, sobretudo na área da engenharia”, afirmou António Costa, citado pela agência Lusa.

Em Portugal, a Google é liderada por Bernardo Correia. A multinacional chegou ao país em junho de 2007, com o objetivo de vender publicidade na plataforma de anúncios do Google.

O gabinete do ministro da Economia tinha afirmado no Twitter que as negociações começaram em novembro, durante a Web Summit, quando o presidente da Google para a Europa, Matt Brittin, esteve em Portugal.

 

Posted in Atualidade and tagged , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *