Livros e Tostas Mistas

Algures em Benfica, mais propriamente no Jardim dos Eucaliptos, existe um café denominado Koala. O Koala apresenta uma agradável esplanada que, por estar escondida entre árvores e arbustos, não é muito fácil de encontrar.

Foi ao mudar-me para Benfica que descobri um sítio tão acolhedor como este, quer para estudar, quer para desfrutar de um bom café com amigos ou até mesmo ver os clássicos de futebol. Contudo, após inúmeras visitas, apercebi-me de que este não é um sítio qualquer. Além de nos podermos deliciar com um vasto menu de snacks, muito famoso pelas suas enormes tostas mistas, podemos também desfrutar de uma boa leitura sem qualquer tipo de custos associados.

Muitos de vocês poderão pensar que me refiro ao facto de trazer um livro debaixo do braço e simplesmente nos sentarmos a ler, mas não. Acontece que o Koala tem uma característica especial que me atrai bastante. “Leva um Livro e traz um Livro” é o nome de uma iniciativa que consiste exatamente naquilo que a expressão sugere. Ou seja, podemos pegar naqueles livros que já não nos interessam, que estão por casa a apanhar pó, levá-los até ao café e pura e simplesmente escolher um dos livros que o estabelecimento tem para oferecer. É certo que provavelmente estaremos a recolher livros que já pertenceram a outras pessoas que também levaram e por sua vez trouxeram outros livros, mas, na minha opinião, isto confere uma certa misticidade aos livros que decidimos trocar.

Esta iniciativa surgiu de uma maneira muito simples: bastou um cliente ter entregado um número exagerado de livros ao café para rapidamente surgir a ideia de as pessoas começarem a trocar livros entre si. Alguns livros possuem mensagens poéticas até, o que, a certa altura, se tornou mesmo num hábito ― aqueles que deixavam um livro, deixavam também uma mensagem com ele.

Não me resta dizer mais nada senão convidar-vos para passarem neste acolhedor café, trazerem um livro convoco, pedirem uma tosta mista e começarem a ler um livro que outrora pertenceu a outrem tão apaixonado por livros como vocês.

O Café Koala fica no número 84B da rua dos Arneiros, em Benfica.

Posted in Literatura and tagged , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *