Livros, vinho e poesia

Fundada em 1840, a Livraria Ferin renasce nos dias de hoje com novidades dignas de se ver ao vivo. Esta livraria, que em tempos foi franco-belga, é a segunda mais antiga de Lisboa e atualmente uma das mais belas de Portugal. José Pinho, o novo dono, decidiu investir neste espaço e torná-lo num verdadeiro paraíso para os “ratinhos de biblioteca”.

Situado na Rua Nova do Almada e agora também com uma entrada na Rua do Crucifixo, este é um lugar recheado dos mais antigos livros portugueses sobre diversos temas: arte, história, música, monarquias, romances, literatura… Contudo, uma das novidades é que os livros portugueses serão traduzidos em várias línguas de modo a que os turistas mais curiosos possam também apreciar a literatura lusitana. A sua cave desconhecida é agora um espaço aproveitado de modo a aumentar a rica oferta literária.

Para além disto, a livraria possui agora um bar que nos convida a passar horas a ler, a estudar, a desfrutar de um bom momento ou a ouvir as variadas declamações de poesia que se vão realizando. Ali, realizam-se também conferências mensais e, possivelmente num futuro próximo, existirá também música ao vivo.

Grande parte da Livraria Ferin foi renovada: as mesas de metal do andar de baixo foram substituídas por mesas e estantes de madeira de modo a tornar esta zona, dos livros raros e antigos, mais enquadrada no tema “livraria clássica”. Os livros estão em toda a parte, poucos são os espaços que não estão preenchidos por “pergaminhos” quer de capa mole ou capa dura. Aliás, aquele delicioso cheiro característico dos livros paira em todo o lado, o que torna o espaço ainda mais apetecível.

Difícil de descrever mas impossível de esquecer, a Livraria Ferin é agora um dos meus espaços favoritos de Lisboa. É impossível entrar e não sentir a magia e a história que ela contém. Aconselho vivamente mais do que uma visita por parte dos devoradores de livros, dos que gostam de espaços acolhedores ou até para aqueles que gostam simplesmente de “estar”.

Posted in Literatura and tagged , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *