O Jardim Botânico da Ajuda faz 250 anos e o convite é “naturalmente” para todos

O Jardim Botânico faz 250 anos e as celebrações do mesmo iniciam-se na quarta-feira e, para regalo de todos, prolongar-se-á pelo ano inteiro, contando com visitas guiadas ao pôr-do-sol, exposições de cactos e recriações históricas.

Um dos jardins mais antigos de Portugal, que se fundou em 1768, irá abrir portas a partir de quarta-feira, dia 7 de fevereiro, para celebrar os dois séculos e meio de existência, prolongando-se durante todo o ano. Este mesmo localiza-se na Tapada da Ajuda e o seu objetivo será o de dar a conhecer ao público a sua história e o seu contributo tanto para a conservação como também para a biologia, promovendo diversas atividades.

Dentro destas atividades, podemos destacar as exposições de orquídeas do Rei D. Luís I – 10 e 11 de Março -; de cerâmica, de António Lapa – 25 de abril a 25 de agosto – e a de plantas suculentas e cactos – 25 a 28 de setembro. Para além disso, e em paralelo, haverá visitas guiadas para as crianças e atividades de tempos livres no Verão, workshops para as diversas faixas etárias e visitas guiadas ao pôr-do-sol, em agosto, para os adultos, as quais serão acompanhadas com um copo de vinho.

Fora toda esta panóplia de atividades enriquecedoras, não podemos descurar das festas que irão decorrer nos dias 21 e 22 de abril – 15ª Festa da Primavera, que irá reunir vários produtores e associações de flores – e 30 de setembro – Festa da Barroca, a qual recria a visita do Marquês de Pombal ao Jardim Botânico.

Também integrado nas celebrações do Jardim Botânico, irá decorrer, entre 7 e 11 de Maio, o VIII EUROGARD – Congresso Europeu de Jardins Botânicos, na Reitoria da Universidade de Lisboa com o tema “Botanic gardens: people and plants for a sustainable world”.

Autor
Pedro Almeida

Pedro Almeida, de 21 anos, é um estudante universitário do curso de Publicidade e Marketing, cuja paixão reside no Marketing, na escrita e na responsabilidade social.

Posted in Atualidade and tagged , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *