PLAYLIST – MARÇO: Músicas que não nos saem da cabeça

Já te deve ter acontecido: na rotina de um dia normal teres uma música presa na tua cabeça. Quer seja a lavar os dentes, a ir para as aulas, a comer ou até mesmo ao adormecer, há sempre aquela melodia, aquele riff de guitarra, aquele refrão altamente cativante que não te deixa em paz. A única solução parece mesmo ouvir a música vezes e vezes sem conta até que outra canção faça o mesmo.

Com isto, a secção da Música da ESCS Magazine, reuniu uma playlist com as músicas que não largavam a nossa cabeça durante dias.

 

Miguel Alexandre: Annie, “Chewing Gum”

Antes de lançar o extremamente aclamado disco de estreia, “Anniemal”, em 2004, Annie era uma simples DJ e produtora sueca à procura de um contrato discográfico – o que só aconteceu em 2002. A partir daí, a cantora trabalhou intensamente para fazer os ritmos mais viciantes e dançáveis da última década. “Chewing Gum” é o perfeito exemplo: os vocais etéreos juntam-se a uma produção bastante bubblegumpop – quase nos faz lembrar, numa fase inicial, a Britney Spears –, que atormentaram a minha cabeça durante semanas. O refrão, “you think you’re chocolate, but you’re chewing gum, oh no”, serviu-me de motivo para cantar no carro sempre que tinha a oportunidade.

 

Maria João: Gallant, “Weight In Gold”

Foi apresentada ao mundo pela primeira vez em junho de 2015, na estação de rádio americana Beast1. Gallant é considerado uma lufada de ar fresco fantástica no mundo do R&B moderno. Tendo sempre sido uma grande apreciadora deste registo musical, senti-me intimamente em contacto com esta música desde a primeira vez que a ouvi passar na rádio. Uma harmonia fantástica em conjunto com uma voz suave mas poderosa. Acho de extrema inteligência o facto de este artista ter conseguido encontrar um modo de expor o que é estar numa relação em ponto de rutura sem, ao mesmo tempo, ser demasiado direto na caracterização da mesma. A meu ver, a frase “I’ll take the blame for the both of us” é um bom resumo de todas as emoções que nos são transmitidas ao longo da música. É sem dúvida uma música que, depois de ouvida, ecoa durante imenso tempo na nossa cabeça.

 

Bernardo Madeira: The Weeknd feat. Daft Puk, “I Feel It Coming”

Desde que me levanto até que me deito, parece que a música “I Feel It Coming” não sai da minha cabeça. E está literalmente por todo o lado. Não sei se é da batida contagiante, do ritmo, ou mesmo da letra, mas a música não me larga. O single do segundo álbum de estúdio, “Starboy”, de um dos maiores artistas da atualidade, The Weeknd, em colaboração com o duo eletrónico Daft Punk, tem um novo vídeo, que já é um sucesso de visualizações nas plataformas online, e é claro que vejo o vídeo vezes e vezes sem conta. O cantor canadiano atua pela primeira vez em solo português no NOS Alive, dia 6 de julho, estando eu literalmente a contar os dias para poder ouvir todo o álbum ao vivo. “I Feel It Coming” alcançou esta semana o top 10 nas tabelas da Billboard; será que estamos perante o quarto single de The Weeknd a atingir o topo da parada norte-americana? Realmente… I feel it coming.

 

Maria Moreira Rato: Ed Sheeran, “Galway Girl”

Aquele que será o terceiro single do álbum Divide, de Ed Sheeran, surpreende-me desde o primeiro dia. Com uma sonoridade claramente céltica conjugada com uma vertente rap que se intrusa bem em toda a estrutura musical, tem um poder de invocar todos os nossos sentidos: visualizamos o violino da rapariga de Galway de quem Ed tanto gosta, viajamos desde a icónica Grafton Street, em Dublin, até Galway, no oeste do país, em apenas alguns segundos. Cada vez que dou por mim a cantarolar cada palavra da letra desta canção, imagino o cantor inglês a dançar com uma garrafa de whisky na mão e com o braço em redor dos ombros de uma rapariga ruiva como ele, no Temple Bar, ao som de Van Morrison. Vejo até o Liffey a correr lentamente numa noite de verão. Talvez a minha imaginação seja demasiado fértil… Ou quiçá o Ed sorrisse

Posted in Música and tagged , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *