Síntese do mês de janeiro

Em 2018, a ESCS MAGAZINE apresenta-te todos os meses os principais temas que dominaram a Atualidade. Para assinalar o início da rubrica, relembramos as notícias que marcaram janeiro na síntese do mês.

 

Rui Rio eleito presidente do PSD

Fonte: RTP

Foi no dia 13 que Rui Rio venceu as eleições diretas para a presidência do Partido Social Democrata, derrotando Pedro Santana Lopes com maioria absoluta – 54% dos votos.

O antigo autarca portuense sucede a Pedro Passos Coelho que anunciou a 3 de outubro do ano passado que não se recandidataria ao cargo – o qual ocupa desde março de 2010, na sequência dos resultados das eleições autárquicas de 1 de outubro. Rui Rio foi vice-presidente do partido com três líderes: de 2002 a 2005, com Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, e mais tarde, entre 2008 e 2010, com Manuela Ferreira Leite.

Com mais de 21 mil votos, Rui Rio tornou-se o segundo presidente do PSD a registar mais votos favoráveis, depois de Passos Coelho em 2010 (que conseguiu mais de 31 mil votos).

Rui Rio, que foi presidente da Câmara do Porto durante 12 anos, ainda não oficializou a candidatura às eleições legislativas de 2019, mas tudo indica que será o candidato do PSD na corrida ao lugar de Primeiro-ministro.

Tondela: 11 mortos e dezenas de feridos num incêndio em associação recreativa

Fonte: Público

Na noite de dia 13 deflagrava em Vila Nova da Rainha – concelho Tondela – um incêndio numa associação recreativa, em consequência da explosão de uma salamandra.

Pelo menos 34 pessoas foram transportadas de imediato para os hospitais de Tondela, Viseu e Coimbra devido a graves queimaduras e inalação de fumo. 8 pessoas morreram no local e, dias mais tarde, 3 feridos viriam a falecer no hospital. O fogo deflagrou num momento em que dezenas de pessoas conviviam na Associação Recreativa de Vila Nova da Rainha, uma pequena freguesia da Beira Alta, com pouco mais de 400 habitantes.

As perícias apontaram o facto de a porta (por onde as pessoas tentaram fugir) abrir para dentro e não para fora (como seria suposto) como principal causador das mortes e dos ferimentos – só com recurso a um jipe e a cordas se conseguiu abrir outra porta e permitir a saída de sobreviventes.

Portugal acolhe hub tecnológico da Google em junho

Fonte: Meios e Publicidade (M&P)

A Google, multinacional norte-americana, vai abrir um hub tecnológico – ou por outras palavras, um “concentrador” de empresas tecnológicas – em Oeiras, que empregará cerca de 500 pessoas.

A sua abertura está prevista para junho e tem como objetivo acolher empresas fornecedoras de serviços da zona EMEA (Europa, Médio Oriente e África), principalmente especializadas na área da engenharia.

A novidade foi anunciada por António Costa, em Davos (Suíça), numa conferência realizada no âmbito do Fórum Económico Mundial.

As principais razões pelas quais o presidente da Google EMEA, Matt Brittin, escolheu Portugal para investir neste projeto foram devido ao “bom estilo de vida” e à existência de apoios governamentais portugueses ao empreendedorismo.

Posted in Atualidade and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *