Tondela: 2018 estreia a arder

No passado sábado, deflagrou um incêndio pelas 20:51 na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela. O episódio já causou pelo menos 42 feridos e 8 mortos.

Estavam cerca de 70 pessoas na sede para assistir a um torneio de sueca, convívio popular na zona e organizado desde há 16 anos, e ao jogo entre Benfica-Braga, quando uma explosão no sistema de aquecimento causou o pânico.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, a salamandra, instalada no piso superior, «terá provocado uma forte ignição». O fogo queimou rapidamente o teto falso e «gerou muito fumo». Seguiram-se momentos de aflição e muitas pessoas, ao tentar fugir, foram pisadas. A  «grande concentração de monóxido de carbono» provocou «danos nas vias respiratórias e queimaduras» em quem se encontrava no interior da sede.

Segundo Miguel David, comandante distrital da Proteção Civil de Viseu, que falou aos jornalistas por volta da meia-noite de domingo, foram inicialmente transportadas 35 pessoas para os hospitais de Viseu, Tondela e Coimbra, sendo as restantes assistidas no local, onde seis equipas médicas do INEM montaram um posto médico avançado para fazerem a triagem dos feridos.

O alerta foi dado às 20:51 de sábado e pelas 21:50 o fogo foi dado como extinto. De acordo com Miguel David, pelas 23:50 ainda permaneciam no local 170 operacionais, apoiados por 65 viaturas e seis equipas médicas do INEM para fazerem a triagem dos feridos.

As vítimas foram transportadas para os hospitais de Viseu, Tondela e Coimbra por três helicópteros do INEM e junto ao local esteve uma equipa de psicólogos a prestar apoio aos familiares. Entre as 8 mortes registadas, apenas quatros viviam em Vila Nova da Rainha – três homens e uma mulher. O mais novo tinha 56 anos e os restantes cerca de 60 anos.

Esta tragédia acontece três meses depois da onda de incêndios, que assolou o país e que matou várias pessoas do município de Viseu. O primeiro-ministro já entrou em contacto com o presidente da Câmara Municipal de Tondela para garantir que os serviços dos ministérios da Administração Interna, Saúde e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, estão a acompanhar a situação.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já se deslocou a Vila Nova da Rainha para agradecer aos meios de combate pela eficácia e expressar os seus sentimentos aos familiares das vítimas mortais, dizendo que ‘’este é um daqueles choques que calam muito fundo na vida das pessoas’’.

Posted in Atualidade and tagged , , , , , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *