“What Happened to Monday?” – este não é mais um filme sobre um futuro distópico

Os originais do Netflix têm surpreendido bastante o público e os críticos nos últimos anos. Sejam filmes ou séries de televisão, o serviço de streaming cria e distribui (quase) sempre grandes sucessos.

“What Happened To Monday?” é um dos mais recentes exemplos que demonstra de que é feito o catálogo da Netflix. Um filme de ficção científica com qualidade, um enredo fora do normal e um bom elenco.

O filme retrata uma sociedade distópica do futuro – parece cliché e até seria, não fosse o enredo caricato dentro do género. Com as condições ambientais cada vez mais adversas, os governos são obrigados a controlar a natalidade e implementa-se uma política de “um só filho”. Todas as outras crianças que nascem têm de ser entregues para uma “criopreservação”, um estado de adormecimento que só será quebrado no futuro, assim que as condições do planeta melhorem.

É neste cenário que nascem as sete irmãs gémeas interpretadas por Noomi Rapace. Devido às políticas em vigor, as irmãs não podem coexistir. E para impedir que sejam entregues ao governo, o avô decide dar a cada uma delas o nome de um dos dias da semana. No dia a que corresponde o seu nome, as crianças podem sair de casa, sempre como se todas correspondessem apenas a uma única identidade – Karen Settman.

A atriz Noomi Rapace é formidável na interpretação das sete personagens – todas as irmãs têm personalidades distintas e peculiares que garantem ao filme uma dinâmica interessante. O filme é carregado de uma ação que, conjugada com a cinematografia e os efeitos especiais, conseguem manter-nos suficientemente interessados.

“What Happened to Monday?” pode não ser o filme preferido de toda a gente, mas tem com certeza aspetos positivos. Tem falhas, pode até ser denominado de previsível em alguns momentos, mas é sem dúvida uma criação de qualidade.

De destacar é sem dúvida a prestação de Noomi Rapace. A atriz, que ganhou imensos elogios na sua interpretação de Lisbeth Salander, na adaptação da trilogia Millenium, interpreta não uma, mas sete personagens diferentes. Para os fãs da série Orphan Black, uma atriz que interpreta várias personagens não é novidade, mas não deixa de ser algo incomum.

“What Happened to Monday?” estreou na Netflix a 18 de agosto e é uma adição de qualidade ao catálogo do serviço de streaming mais popular de sempre.

Categoria: 7ª Arte
Tags , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *