WIMBLEDON: histórias do qualifying

Até há umas semanas, a fase de qualificação de Wimbledon era algo muito aguardado e os meios de comunicação social, um pouco por todo o mundo, estavam ansiosos por fazer a cobertura. Afinal, Maria Sharapova iria competir no qualifying… pela primeira vez! A tenista de 30 anos, que regressou à competição em Abril, depois de 15 meses de suspensão, acabou por se lesionar no Masters 1000 de Roma e teve de passar a oportunidade de lutar por um lugar no quadro principal do grand slam britânico.

A cobertura estava assegurada – muitos recusaram a ideia de que o interesse era meramente na tenista russa -, mas não havia Sharapova. No entanto, como não podia deixar de ser, o qualifying de Wimbledon trouxe algumas surpresas e muitas horas de bom ténis. É o terceiro grand slam da temporada e é, garantidamente, o mais branco de todos os torneios de ténis. Afinal, há um dress code a respeitar em Londres, no All England Club, que pede roupa maioritariamente branca aos tenistas.

Contamos-te agora algumas das coisas que aconteceram no qualifying.

Sonho adiado

Foto: wimbledon.com

Foi a surpresa do ano passado: Marcus Willis, vindo do qualifying, jogou, viu, venceu e chegou à segunda ronda do quadro principal, para só ser parado por Roger Federer. Este ano, a história parecia estar destinada à mesma sorte, mas Marcus Willis acabou por ser eliminado na terceira ronda da fase de qualificação, frente a Illya Marchenko.

A nossa Michelle

Foto: wimbledon.com

Michelle Larcher de Brito esteve quase para ficar de fora do torneio. Michelle só soube da sua sorte nos últimos minutos antes do sorteio do quadro de qualificação. A portuguesa chegou à 3.ª ronda do quadro principal da prova, em 2013 e 2014, mas não teve tanta sorte este ano. Na primeira ronda venceu Nadia Podoroska, mas acabou por ficar pelo caminho na segunda ronda, ao perder o encontro frente a Elizaveta Kulichkova.

Um Lucky Loser… de 20 anos!

Foto: wimbledon.com

Alexander Bublik é do Cazaquistão e tem apenas 20 anos. Alexander jogou o qualifying para o grand slam britânico, mas acabou por perder na terceira ronda. Aquilo pelo qual ele não esperava era a notícia de que, afinal, iria poder jogar no quadro principal da prova. O cazaque foi o lucky loser da prova ao entrar no lugar de Pablo Cuevas para defrontar Andy Murray, actual detentor do título.

De vencedora do torneio de juniores… a qualifier!

Foto: wimbledon.com

Só tem 16 anos, mas já é um dos nomes mais marcantes de Wimbledon. Anastasia Potapova era uma das qualifiers do quadro feminino que mais interesse despertava, visto que foi a vencedora da variante de juniores femininas do ano passado. Talvez por isso, as expectativas estavam elevadas, mas a jovem russa não conseguiu ir além da terceira ronda do qualifying.

Os portugueses
Eram três os portugueses na fase de qualificação: João Domingues e Pedro Sousa na prova masculina e Michelle Larcher de Brito na prova feminina. João Domingues, naquela que foi a sua primeira participação num grand slam, perdeu na primeira ronda contra Andrey Rublev.
Pedro Sousa, por sua vez, venceu Alessandro Giannessi na primeira ronda do qualifying e Steven Diez na segunda. No entanto, acabou por não resistir a Simone Bolelli na terceira ronda e não conseguiu acesso ao quadro principal, apesar de ter feito a sua melhor participação no torneio.
Gastão Elias optou por não jogar em Wimbledon e João Sousa teve entrada direta no quadro principal da prova (à data de saída deste artigo, João Sousa foi já afastado da competição, ao perder frente a Dustin Brown, na primeira ronda).

O quadro principal do torneio de Wimbledon decorre de 3 a 16 de julho.

Autor
Sofia Costa Lima

Sofia Costa Lima nasceu em Trancoso, em 1994. Estuda Jornalismo e é apaixonada por escrita. Tem um blog pessoal desde 2009 e publicou dois livros — em 2013 e 2014. Colabora com a Associação Juvenil de Trancoso desde 2013, fazendo parte da equipa responsável pelo Jornal Escrever Trancoso.

Categoria: Desporto, Uncategorized
Tags , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *