Artes Visuais e Performativas

André Carrilho

São vários os nomes que levam Portugal além-fronteiras. Política, Fado e Futebol são, provavelmente, os campos onde tal é mais comum. No que toca à arte podemo-nos também gabar dos nossos “poucos mas bons”.

Saramago na literatura, Paula Rêgo na pintura, Joaquim de Almeida no cinema…Poucos são os que sabem que Portugal tem também um grande nome na área da ilustração “lá fora.”

André Carrilho trabalha desde 1992 como designer, ilustrador, cartoonista, animador e caricaturista. Entre todas as colaborações com jornais e revistas, destacam-se os trabalhos para a norte americana Vanity Fair, na qual o artista viu expostas as suas caricaturas das mais conhecidas caras de Hollywood. Brad Pitt, Jay-Z, Angelina Jolie, Beyonce, Johnny Depp entre outros são alguns dos caricaturados nesta edição, num cenário a condizer: Malibu Beach.

Para além deste trabalho, André Carrilho tem muitos outros que lhe valeram o prémio Stuart de Desenho de Imprensa em 2011 e, em 2002, o Gold Award for Illustrator’s Portfolio da Society for News Design (EUA).

 Tal como o New York Times, The Independent On Sunday e a Vanity Fair, também a revista britânica Word colabora com o artista, chegando mesmo a dar-lhe a “capa” numa reconhecida ilustração do músico Bob Dylan.

As caricaturas do artista, bem como as suas ilustrações e cartoons estão disponíveis no seu website oficial e em publicações por todo o mundo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *