Literatura

Bolo Negro: Uma saga familiar deliciosamente emocionante

Bolo Negro leva quem o lê diretamente para as Caraíbas, com as suas praias tropicais e a sua gastronomia típica. É um romance familiar com várias linhas temporais e várias gerações, mas é muito mais do  que isso. É um livro sobre segredos, sobre o bem e o mal, sobre perdoar, sobre aceitação e sobre o verdadeiro significado de “família”. 

Eleanor Bennett morreu, deixando uma gravação aos seus filhos e um bolo negro no congelador para estes partilharem quando fosse a altura certa. Byron e Benedetta, que não se viam há oito anos, afinal têm mais uma irmã. E este não é o único segredo que a sua mãe escondeu durante tantos anos.

Ler este livro é uma experiência tão deliciosa quanto emocionante. É uma leitura viciante e com um ritmo rápido, com capítulos curtos que se encontram divididos ao longo de quatro partes. Passado entre 2018 e a década de 60, vamos conhecendo, com o passar das páginas, mais um pouco da história desta família: todas as desgraças e complicações, mas também todas as alegrias e coincidências do destino.

Fonte: Mariana Louro

Repleto de drama familiar, Bolo Negro, aproxima o leitor da cultura caribenha através do doce típico que dá nome à obra. O rum e os frutos secos são os ingredientes que se distinguem nesta sobremesa, normalmente servida em ocasiões especiais, como o Natal, a Páscoa e até mesmo em casamentos. O bolo negro está presente na família Bennett desde sempre, sendo o elemento comum a todas as personagens e que conecta as várias histórias umas às outras.

Bolo Negro
Fonte: My Forking Life

A escrita de Charmaine Wilkerson é lindíssima, com delicadeza e intensidade em igual medida. A forma como a história é contada é, também ela, fascinante, tornando a sua leitura numa experiência única. Este livrotem pitadas de humor e ainda faz o seu leitor deitar uma lágrima, ficar sem fôlego e chorar por mais. 

Além do drama familiar, a história aborda temas importantes como o racismo, o colonialismo, a violência contra as mulheres, a descoberta da sexualidade, o que é, na verdade, uma casa e mesmo até onde as pessoas podem ir por amor. Byron e Benny, além de terem de lidar com a perda da mãe, também se veem obrigados a lidar com os erros do passado e com o orgulho que os foi mantendo afastados durante tantos anos.

As personagens que vamos conhecendo ao longo da história são reais, complexas e bem construídas. São tal e qual como nós: cometem erros, choram e gritam, mas também vivem momentos felizes, aceitam, perdoam e mudam.

Wilkerson escreve na Nota da Autora:

Grande parte das personagens de Bolo Negro são pessoas que não encaixam bem nas caixas que os outros prepararam para elas. Lutam contra os estereótipos e o fosso entre os seus interesses e ambições e as vidas que os outros esperam que elas vivam, com base no seu género, cultura ou classe. As suas dificuldades são simultaneamente universais e específicas dos tempos e dos lugares em que vivem.

Bolo Negro conta uma imperdível e verdadeira história de amor, uma daquelas que ultrapassa fronteiras. A história está a ser adaptada para a televisão por Oprah Winfrey e a primeira temporada deverá estrear na plataforma de streaming Hulu em 2023. 

Fonte da capa: The Bibliofile: Books, Reviews & Etc

Artigo revisto por Mariana Saião

AUTORIA

+ artigos

Sempre foi apaixonada pela escrita e pela leitura, o que a levou a escolher o curso de jornalismo. A saúde mental faz parte do seu dia a dia e usa as suas redes sociais para consciencializar os outros sobre esse tema. Gosta particularmente de chocolate preto, dias de chuva e da Natureza.