Moda e Lifestyle

Os must-have para a casa de um aluno deslocado

O novo ano letivo no ensino superior já arrancou em força , batendo, mais uma vez, recordes de colocação. Se fazes parte dos 51 173 alunos que, segundo o Ministério da Educação, foram colocados nas primeira e segunda fases: parabéns!

Provavelmente estás a ler este artigo porque foste viver para longe dos teus pais e estás às aranhas com a vida independente que levas agora. É para ti e para pessoas como tu que estou a fazer este artigo, enumerando as coisas essenciais que deves em tua casa e que, muitas vezes, te esqueces de comprar. No fundo, construí um guia dos must-have na casa de um aluno deslocado, baseado na minha experiência.

Comida

Começando pelo mais importante: a comida. Idealmente, deves fazer uma lista de várias receitas para confecionares ao longo da semana, comprando apenas comida de acordo com isso. No entanto, todos sabemos que não é possível manter essa organização durante todas as semanas do semestre, em especial nas mais caóticas. Por isso, aconselho que tenhas em stock alguns ingredientes fáceis e rápidos de cozinhar:

Nestum e leite: desenrasca literalmente qualquer refeição, desde o pequeno-almoço ao jantar;

Legumes congelados: existem em todos os supermercados e com várias misturas de legumes. É só meter numa frigideira com azeite e juntar à massa ou ao arroz;

Massas frescas pré-cozidas: já que não há tempo para ir até Itália, ela vem até nós. Em qualquer supermercado, na secção dos frescos existem massas pré-cozidas, como ravioli ou tortellini. Cozem em apenas 3 minutos e basta juntar molho de tomate e queijo ralado para ficarem mais saborosas;

Atum ao natural (para ser mais saudável): se és estudante tens de ter atum em casa. Pode ser acompanhado com qualquer massa ou arroz, mas se quiseres ir mais além, juntas feijão frade e ovo cozido (outros dois essenciais);

Enlatados: além dos já referidos, há toda uma panóplia de enlatados disponíveis no mercado, prontos a salvar a nossa vida. Importa que sejam consumidos com moderação, pois não são os ingredientes mais nutritivos;

Bananas: é a fruta mais fácil e prática de comer, que pode servir para completar uma refeição ou para levar na mala para a faculdade.

Higiene e limpeza

Sendo a comida a parte mais essencial para a nossa sobrevivência, acabamos por nos esquecer de comprar alguns produtos de higiene, especialmente aqueles que usamos com menos regularidade. Exemplo disso são os cotonetes, só nos lembramos deles quando precisamos, mas quando compramos parecem infinitos. Uma caixa durará para todos os teus anos de faculdade.

Pode parecer demasiado óbvio, mas nem sempre temos em casa uma pasta de dentes e uma escova a mais. Quando uma delas fica inutilizável não temos grandes opções de substituição, a não ser ter alguma em stock. Se andas sempre de um lado para o outro e te esqueces da escova, opta por ter uma em cada casa ou ter sempre na mala uma mais pequena  (de viagem).

Além da nossa própria higiene, há que pensar também na limpeza da casa, apesar de esta dever ser feita em conjunto com os teus colegas. No entanto, tens o teu próprio espaço, por isso, não te esqueças de ter pelo menos um produto de limpeza de madeiras, para o pó, e um pano. Este, na verdade, pode até ser uma t-shirt antiga.

Fonte: Vanish Portugal

Se pertences à pequena percentagem de universitários que lava a roupa na sua casa compartilhada, compra toalhitas anti transferência. Estas são colocadas na máquina enquanto ela lava, evitando que a roupa desbote. Acredita que isto te vai salvar a vida, pois não há tempo para separar as roupas por brancos, pretos e cores como fazem os teus pais.

Utilitários

Além da comida e dos produtos de higiene, existem ainda aqueles utensílios que, por não fazerem parte dos bens mais essenciais, ficam esquecidos da nossa lista de compras. Às vezes nem sabemos da sua existência e, quando os descobrimos, facilitam-nos a vida. Eis alguns exemplos:

Papel de alumínio: apesar de não ter colocado na minha lista, tenho a certeza de que vais comer algumas pizzas de supermercado ao longo dos teus anos de faculdade. Para isso e para muitas coisas mais, não te esqueças de ter sempre em casa um rolo de papel de alumínio;

Rolo de cozinha: estudante que é estudante tem de economizar e é por isso que deve comprar um rolo de papel de cozinha, pois este tanto serve como guardanapo, papel absorvente ou, em momentos de maior desespero, para limpar as tuas lágrimas;

Picadora manual: embora se viva bem sem ela, quando a temos, a vida fica mais fácil. Para poupares tempo enquanto cozinhas, pica a cebola e o alho (ou outros alimentos que queiras) numa picadora manual (e ainda aproveitas para fazer musculação).

Outros

Por último, mas não menos importante, faz uma espécie de kit de primeiros socorros para teresem casa, onde não deve faltar aqueles medicamentos básicos de emergência como gaviscon e ben-u-ron, e também pensos para ferimentos.

A juntar a estas coisas deve haver ainda outras tantas que me esqueci de mencionar, porque, afinal de contas, também sou uma estudante. No entanto, tenho a certeza de que com tudo isto em casa terás uma vida independente, menos stressante e prática. Sê bem vindo à vida académica!

Fonte da capa: idealista

Artigo revisto por Beatriz Merêncio

AUTORIA

+ artigos

Luísa Montez é redatora da ESCS Magazine desde novembro de 2020, tendo começado por escrever apenas para a secção de Moda e Lifestyle. Após o sucesso do seu artigo escrito, excecionalmente, para a secção de Grande Entrevista e Reportagem, decidiu aceitar o convite e fazer parte da mesma. Antes de entrar na ESCS já sabia que queria pertencer à revista, pois a escrita é um dos seus pontos fortes.