Artes Visuais e Performativas

Rita Lino: um auto-retrato a frio

Rita Lino tem 25 anos, nasceu em Olhão e estudou Design de Multimédia durante 3 anos na Universidade da Beira Interior. A fotografia começou como um hobbie, mas rapidamente foi ocupando parte da sua vida, acabando por tornar-se num estilo de vida. Em Barcelona, realizou uma pós-graduação em fotografia na ELISAVA.

Além da fotografia, Rita tem explorado o vídeo, tendo já colaborado com inúmeros artistas, como o músico David Fonseca em “Stop 4 A Minute”.

Conta também com várias exposições colectivas e individuais. O nu e a provocação são constantes em cada um dos seus frames.

Protagonista de um trabalho de carga sexual explícita, a fotógrafa mostra-nos uma espécie de exteriorização do ego, podendo assumir-se como diferentes personagens em diferentes séries: uma mulher confiante ou uma mulher destruída pela vida.

A forma provocativa e quase violenta como Rita expõe o corpo prende o olhar do espetador, que constrói uma personagem para si, partindo do que a fotógrafa e protagonista lhe dá, fazendo jus à frase presente no site da fotógrafa:” I am what you want to see, I show what I am not”.

Em “Honey, i’m home”, 2011, o corpo de Rita dança pela casa num forte jogo de sedução. De vestido verde garrido contrastante com o fundo escuro, vai desvendando partes de si em diferentes compartimentos.

Em 2013, a fotógrafa publicou a série “Protect me”, na qual mostra um pouco mais do seu eu “mais real”. Uma série com sabor familiar e um cheiro a casa, no entanto, deixando sempre a sua peculiar marca  que nos deixa ver o (seu) real e o verdadeiro corpo.

No site da autora,(www.ritalino.com),Miguel Figueroa nota a dureza da abordagem da fotógrafa portuguesa: “Se a verdade tivesse um odor, esse seria Rita Lino”, uma frontalidade que nem sempre é fácil de digerir.

Os seus trabalhos foram já publicados em várias revistas como a Vice Espanha, Vice Portugal, Lamono, H Magazine, Contributor, Haute Food, REVS magazine, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *