7ª Arte

Robert Downey Jr.

Desde criança incentivado pelo seu pai (realizador de cinema) a estabelecer contato com o mundo do cinema, foi pois aos cinco anos que iniciou a sua carreira cinematográfica com a participação no filme “Pound”. Dois anos depois, repetiu a feita em “Greaser´s Palace”. De salientar que ambos foram produzidos pelo seu pai.

 O jovem já se arrastava com uma personalidade muito específica e atitudes controversas. Em 1977, após o divórcio dos pais, Downey mudou-se para Nova Iorque e, passado pouco tempo, regressou à protecção do pai, viajando para Los Angeles. Depois de desistir da escola e de ter vários empregos, é o pai que o encaminha e lhe arranja um empresário.

 Aos vinte anos o jovem já tinha feito alguns episódios de “Saturday Night Live” e, em 1987, protagonizou o filme “The Pick Up Artist”. O sucesso e o puro reconhecimento surgiram com “Less Than Zero” (Abaixo de Zero), onde representou um jovem viciado em cocaína. Este foi só mais um sucesso e o marco da ribalta, porque, pouco tempo depois, o ator deu cara a “Chaplin”, o que lhe valeu o seu primeiro Óscar.

Apesar do sucesso profissional, a sua vida pessoal continuara atribulada e sem estabilidade aparente. Depois do seu primeiro divórcio com Deborah Falconer, Downey volta-se para as drogas e para a depressão. O cinema era o sangue que lhe corria nas veias e, por isso, acabaria por ser sempre a luz ao fundo do túnel. Em 2000 fora convidado para participar na série “Ally McBeal” , o que acabou por lhe valer a oportunidade de ficar no elenco principal.

Em 2003 enquanto filmava “Gothika” conheceu a produtora Susan Levin e casaram-se em 2005. É neste ano que o actor decide escrever a sua autobiografia, mas que desistiu do projecto em 2008. É também neste ano que acabava por ganhar a sorte grande, protagonizando o filme “Iron Man”. Talvez a sua autobiografia não estivesse destinada a sair, porque Downey veio a afirmar que se identificava com a personagem da “Marvel Comics”.

Aplaudido por uns e odiado por outros, os críticos também se dividem em relação a este actor de 48 anos, mas factos são factos e os filmes continuam a somar e a sua carreira a triunfar. Este ano volta a dar asas a uma das personagens mais adoradas em todo o mundo e em 2015 voltamos a vê-lo na continuação da saga de banda.

Emnhada. Por ironia do destino ou sorte na vida, Robert Downey terá demostrado que é mesmo um homem de ferro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *