Opinião

Direção: Cabeça e Coração

Se te pedir para me dizeres duas ou três características de um líder, rapidamente te passarão pela cabeça diferentes adjectivos que bem se encaixam naquilo que o perfil de um líder deve ser. Mas experimenta perguntar isso mesmo à pessoa que vires depois de leres este artigo, e vais reparar como os adjectivos que ela escolhe são diferentes daqueles que tu escolheste. E, se procurares uma terceira pessoa, o mesmo acontecerá.

A verdade é que o perfil de um líder é algo complexo e, por isso, não pode, nem deve ser, resumido a um par de palavras que muitas vezes têm uma bonita forma mas são vazias de conteúdo (o que quer dizer, afinal, “dinâmico”?). Este é um problema que dificulta o trabalho de pensar na liderança pelo lado teórico. Ainda bem que existe um homem no mundo chamado Wes Saade.

Wes Saade, médico de profissão e teórico da liderança fora dos consultórios, escreveu um livro onde apresenta a sua concepção da liderança numa divisão das características e das responsabilidades em dois campos, que apelidou de “Liderança Com A Cabeça” e “Liderança Com O Coração”.

A Liderança Com A Cabeça remete para as funções e características do líder relativas à execução do projecto. Desde a definição dos objectivos e das estratégias ao delineamento dos passos a tomar a curto, médio e longo prazo, a Liderança Com A Cabeça lida com a formalidade e a organização do projecto. Alguém que é organizado, inovador e bom estratega tem uma maior facilidade na Liderança Com A Cabeça.

A Liderança Com O Coração incide sobre a relação entre o líder e as pessoas que lidera. Desde a inseminação do projecto ao desenvolvimento pessoal dos envolvidos, a Liderança Com O Coração lida com as equipas, a sua gestão e motivação. O carisma, a sensibilidade e o exemplo são características de um bom líder com o coração.

Se lembrarmos a definição já proposta de um líder (aquele que leva pessoas a sítios), observamos que a teoria de Wes Saade a corrobora: a Liderança Com A Cabeça lida com as pessoas, a Liderança Com O Coração incide sobre os sítios. E é o desenvolvimento máximo destas lideranças que faz com que qualquer líder esteja mais próximo de ser um líder perfeito.