A 74.ª edição dos Emmys: muitos prémios e poucas audiências
A 74.ª edição dos Emmy Awards, que aconteceu no passado dia 13 de setembro, premiou The White Lotus, Succession e Ted Lasso numa noite sem percalços, mas com menos audiências quando comparada com os outros anos.
Mesmo com grandes nomes a marcarem a sua presença na cerimónia, como Zendaya e o elenco da famosa série que conquistou o coração do público, Squid Game, a 74.ª edição dos Emmys bateu o recorde de audiências mais baixas de sempre – foram menos 1,5 milhões em comparação à edição de 2021. A cerimónia seguiu, assim, a tendência que se tem vindo a verificar ao longo de todas as edições: o público, a cada ano que passa, perde mais o interesse nos prémios da Academia de Televisão norte-americana.
Três horas e três minutos foi o tempo de duração da noite mais importante para os produtores e atores de séries televisivas. As três fatigantes horas preenchidas pela entrega de 25 prémios e pela quantidade exagerada de anúncios foram conduzidas por Kenan Thompson. O comediante e estrela do Saturday Night Live abriu a noite com um espetáculo musical que revisitou os sucessos televisivos mais antigos como Friends e Law and Order, e celebrou os sucessos mais recentes, como Stranger Things e Game Of Thrones.
The White Lotus foi a grande vencedora da noite. A comédia dramática da HBO, que segue a história dos hóspedes e funcionários de uma cadeia de resorts, levou para casa dez estatuetas. O criador da série, Mike White, foi parabenizado pelo seu trabalho como produtor e escritor da série e viu a sua criação ser considerada a Melhor Minissérie do ano. Jennifer Coolidge e Murray Barlett receberam também prémios de Melhor Atriz e de Melhor Ator Secundário pelos seus papéis na série.
Succession e Ted Lasso também foram protagonistas desta edição dos Emmys. A história da família Roy e a comédia sobre um treinador de futebol ganharam respetivamente o prémio de Melhor Série Dramática e de Melhor Série de Comédia. Para a série Ted Lasso, foi a segunda vitória consecutiva na mesma categoria.
Foi também uma grande noite para Zendaya. A jovem atriz, que começou a sua carreira na Disney, recebeu pela segunda vez consecutiva o Emmy de Melhor Atriz numa Série Dramática pelo seu trabalho em Euphoria. A sua interpretação arrepiante e magnífica da jovem toxicodependente Rue garantiu a Zendaya o estatuto de dupla vencedora mais jovem da história dos Emmys. “Para qualquer um que amou uma Rue ou sente que é uma Rue, só quero que saibam que estou muito grata por ouvir as vossas histórias e que sempre as vou carregar comigo e com ela”, disse a jovem atriz no seu discurso de agradecimento da vitória.
Lee Jung-jae foi outro presenteado nesta entrega de prémios. O protagonista da famosa série Squid Game, que conquistou corações por todo o mundo, tornou-se o primeiro ator de uma série não falada em inglês a conseguir o prémio de Melhor Ator Dramático.
O momento insólito da noite teve como personagem principal Sheryl Lee Ralph. A atriz de Abbott Elementary venceu o prémio de Melhor Atriz Secundária numa Série de Comédia e no seu discurso começou a cantar “I am an endangered species /But I sing no victim’s song /I am a woman /I am an artist /And I know where my voice belongs /I am a woman/ I exist”, invocando a letra da música I am endangered species da cantora de jazz Dianne Reeves. Com esta vitória, Sheryl tornou-se a segunda mulher negra a ganhar o prémio; Jackée Harry, a primeira e única mulher negra a vencer o prémio até à data, mostrou a sua felicidade pela vitória da atriz no Twitter escrevendo “Welcome To The Club”.
Na batalha entre a HBO e a Netflix, a vencedora voltou a ser a HBO. Ao todo, a HBO conquistou 38 prémios, enquanto que a Netflix conseguiu arrecadar apenas 25 estatuetas.
A lista completa de vencedores da 74ª edição dos Emmy Awards está disponível aqui.
Fonte da capa: Minuto Mais
Artigo revisto por Adriana Vicente