Desporto, Editorias

O Taekwondo Songahm

As origens do Taekwondo: Uma herança de coragem e disciplina

O Taekwondo é uma arte marcial nascida na Coreia do Sul há cerca de mil anos, onde a prática marcial era uma necessidade para a sobrevivência e defesa dos povos. Descobertas arqueológicas, como as encontradas nas paredes de Muyong-Chong, revelam vestígios de uma antiga arte conhecida como Tae-Kyon, que surgiu antes de 50 a.C.

No século VII, a Coreia, então dividida em três reinos, enfrentava constantes conflitos. Silla, o menor e menos desenvolvido dos reinos, era alvo frequente de invasões, incluindo ataques de piratas japoneses. Para proteger o seu reino e fortalecer a defesa contra essas ameaças, o rei de Koguryu enviou guerreiros para treinar a nobreza de Silla nas artes marciais. Assim, o Taekwondo, então conhecido como Tae-Kyon, foi introduzido em Silla, tornando-se parte integrante de sua identidade e cultura.

Acreditando na importância de uma ideologia para os seus guerreiros, o rei de Silla realçou valores como a fidelidade, a lealdade, o respeito e a bravura. Estes ideais moldaram não apenas a prática do Taekwondo, mas também o caráter do seu povo, criando uma tradição de honra e devoção que perdura até aos dias atuais.

“O Estilo Songahm”

Estrela Songahm.
Fonte: Facebook Honesty Martial Arts

O Taekwondo Songahm é um estilo de Taekwondo criado pelo Eternal Grand Master, H. U. Lee, que fundou a American Taekwondo Association (ATA), em 1969.

Esta arte marcial tem como base a seguinte filosofia: “Na vitória, sê humilde, na derrota sê forte. Em todas as coisas, sê justo.” O Taekwondo Songahm tem 18 fórmulas, chamadas de poome-saes, que seguem o padrão da estrela Songahm, o símbolo do estilo, que representa o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

O Taekwondo utiliza um sistema de graduação que indica o nível de conhecimento e habilidade dos praticantes. Os iniciantes usam um cinto branco, que simboliza a pureza e a inocência. À medida que progridem, os praticantes mudam de cinto, passando pelas cores laranja, amarelo, camuflado, verde, roxo, azul, castanho, vermelho e preto. O cinto preto representa a maturidade e a mestria da arte, e tem vários graus intitulados de dan. O grau mais alto é o nono dan, que é atribuído apenas aos grandes mestres do Taekwondo.

Antes do início de cada aula ou de cada competição é feito um juramento, o Espírito Songahm do Taekwondo:

“Senhor,

Praticarei no espírito songahm do Taekwondo,

com Cortesia aos meus companheiros,

Lealdade ao meu instrutor,

e Respeito aos inferiores e superiores,

Senhor.

No final, é de novo feito um juramento, mas este relativo ao comportamento fora do dojang:

Senhor,

Viverei com Perseverança no espírito songahm do Taekwondo,

em Honra com os demais,

Integridade comigo mesmo,

e Auto-controlo das minhas acções,

Senhor.

Antes de recitar o Espírito Songahm no Taekwondo, é necessário formar uma linha (ou várias, se houver mais alunos) com base na graduação do cinto. Em seguida, em resposta comando Charyeot, faz-se a saudação (Gyeongnye). Durante essa saudação, curvam-se as costas e diz-se “Songahm” ao se dirigir aos instrutores e companheiros. Se for direcionada às bandeiras, colocadas no topo da sala, a mesma saudação é feita em silêncio.

O Taekwondo Songahm em Portugal: Uma Jornada de Crescimento e Dedicação

O Taekwondo Songahm chegou a Portugal em setembro de 1991, trazido pelo Instrutor em Formação José Pedro Reyes. Motivado pelo desejo de difundir esta arte marcial pela Europa, Reyes dedicou-se ao ensino e à promoção do Taekwondo Songahm em território português.

Mestre Candidato Reyes nas Cataratas do Iguaçu (1985)
Fonte: Site da Federação Portuguesa Songahm

Com uma base sólida de instrução e o apoio de um grupo dedicado de alunos, o Taekwondo Songahm floresceu em Portugal, continuando a evoluir sob a orientação de mestres dedicados como Miguel Loureiro, Pedro Tânger, Francisco Amaral, António Paz Monteiro e José Pedro Reyes.

Mestre Pedro Tânger no 2.º Torneio Nacional de 2024
Fotografia de Beatriz Lima

O Departamento de Torneios da Federação Portuguesa Songahm, liderado pela professora C. Santos, é o responsável pela organização das competições. Do circuito de competições nacionais fazem parte três torneios. No final da época de torneios, quem tiver obtido o maior número de pontos será nomeado National Champion, dentro das seguintes categorias: Poome-sae, Combate, Combate Weapons, Traditional Weapons, XMA e XMA Weapons, e terá ainda o direito a usar o dobok com letras azuis nas costas.

Atualmente existem academias de Taekwondo espalhadas pelo país, como a STAT Martial Arts, a VMA Martial Arts e a Shim Jun, ON Artes Marciais

Fonte da capa: European Para Championships

Artigo revisto por Raquel Gonçalves

AUTORIA

LINKEDIN | + artigos

Foi na natação que descobri o meu amor pelo desporto. O meu interesse pelo mundo desportivo foi evoluindo quando comecei a fotografar competições de taekwondo e de badminton. Atualmente estou no segundo ano da licenciatura de jornalismo e um dos meus sonhos é no futuro, trabalhar em algo relacionado com desporto, seja através da escrita ou da lente de uma máquina fotográfica. Vejo na Magazine uma oportunidade para estar mais ligada ao desporto.