O dia em que Anok Yai saiu a correr da passarela
A Vetements celebrou o seu 10º aniversário durante a Paris Fashion Week com um dos desfiles mais memoráveis da temporada.
A coleção Primavera-Verão de 2025, criada por Guram Gvasalia, tem como objetivo mostrar ao público que se pode criar algo novo a partir de elementos antigos.
Num cenário de um Centro Comercial Abandonado, Guram opta por representar na sua criação uma alternativa ao consumismo, um mundo em que as peças podem ser reformuladas, tornando-se únicas e insubstituíveis.
Com “Peças viradas do avesso” e materiais não convencionais, o estilista mostra que, para uma mente criativa, a roupa não tem prazo de validade, promovendo a ideia de que a moda pode e deve ser sustentável.
O desfile contou com nomes conhecidos do mundo da moda e da música, como Gigi Hadid e Travis Scott, mas foi Anok Yai quem protagonizou o ponto alto da noite.
Vestida de noiva, Anok desfila, pausa para as câmeras e sai a correr da passarela, simulando a corrida de uma noiva arrependida, apesar de não ser esse o plano inicial.
“Tinha-me esquecido completamente de pedir um salto maior para manter o vestido mais alto em relação ao chão. Assim que entrei na passarela, o meu salto ficou preso várias vezes e, quando me lembrei, já se tinha notado demasiado. Não tive outra opção senão pegar no vestido e andar (…). Tive um momento de pânico ao saber que a caminhada estava a ser muito má. Precisava de arranjar uma maneira de fazer com que parecesse que todos os meus “erros” tinham sido de propósito. Decidi passar de noiva elegante a noiva inconformada, na esperança de que a mudança de personagem resultasse. Cheguei à frente das câmaras e imaginei tudo o que poderia correr mal quando Travis, Gigi e Guram chegassem (…). Só me passava uma palavra pela cabeça: Corre.”
O momento em que tudo aconteceu
https://www.instagram.com/p/DAdwu3foPZY/?img_index=1
O que começou como um erro devido a um imprevisto tornou-se numa demonstração de improvisação e criatividade, demonstrando, mais uma vez, o profissionalismo e a mente criativa de Anok Yai.
Vídeo do desfile: https://www.youtube.com/watch?v=DDxfvzzVopk
Imagem de destaque: Instagram
Artigo revisto por: Mariana Ranha
AUTORIA
A Luna tem 18 anos, nasceu em Lisboa, mas há quem diga que ela vive no mundo da lua.
Sempre com um pé na terra e o pensamento noutro sítio qualquer, a Luna desde sempre que ouviu histórias a serem contadas a si e decidiu que agora seria a vez dela de contar histórias aos outros. Por isso está em jornalismo, para se conectar com o público, transmitir a sua verdade, fazer reportagem e poder falar sobre todos os assuntos que a fazem ficar acordada de madrugada.
A entrada na ESCS Magazine representa um sonho antigo que finalmente foi realizado.