Mundo Académico

ESCS: A melhor escola na área da Comunicação

“Da ESCS, para todos.”

Não há dúvidas de que o nome “Escola Superior” sempre sofreu algum tipo de preconceito em comparação com o termo “Faculdade” – e a verdade é que ainda existe. 

Em Portugal, as Escolas Superiores dos Institutos Politécnicos sempre foram consideradas, ironicamente, inferiores em relação às Faculdades e Universidades. A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) vem provar o contrário. 

Tal como o nome indica, a ESCS baseia os seus cursos e licenciaturas em áreas comunicativas onde os estudantes desempenham e adquirem qualidades importantes para o seu futuro.  Mas como? 

Na ESCS acredita-se que os estudantes ganham e aprendem muito mais não só com ajuda das vertentes teóricas, mas também com as vertentes práticas. Neste sentido, a Instituição oferece diversos serviços de ensino que permitem aos estudantes desenvolver capacidades, focando-se nas áreas que mais lhes interessam

Estes serviços são chamados núcleos e, precisamente por serem extracurriculares, os alunos podem ou não escolher participar em vários ao mesmo tempo.

Afinal, quantos núcleos existem? O que oferecem?

ESCS Magazine

A nossa Magazine é um espaço que abre portas aos apaixonados pela escrita. Aqui, os alunos têm a oportunidade de demonstrar os seus dotes e vocações, não só no que toca à redação, como também na área de correção linguística. Dentro da Magazine, no departamento de Redação, estão disponíveis várias editorias, criadas para dar abertura de escrita aos seus integrantes, que acabam por escolher aquelas com que mais se identificam. Há espaço para escrever sobre tudo e todos, sobre o nosso Mundo Académico, as Artes Visuais e Performativas, O Cinema e a Televisão, Ciência, Literatura, Música, Moda & Lifestyle e Desporto. 

Existem ainda as editorias de Opinião, de Grande Entrevista e Reportagem e de informação.

Esta variedade de “áreas” torna a revista da ESCS o local ideal para todo o tipo de pessoas.

Fonte: Website da ESCS Magazine

ESCS FM

Na ESCS FM, os alunos exploram o mundo da rádio no estúdio da faculdade, uma sala completamente equipada para o melhor desempenho de quem a frequenta. Criada em 2010, a rádio escolar traz diversão aos momentos de aprendizagem, ajuda os alunos a conhecerem o mundo que os espera e a prepararem-se para o que podem vir a enfrentar.

Fonte: Website da ESCS

E2 

A TV da ESCS! O programa de televisão, emitido na RTP2, feito por alunos da faculdade. Cada episódio é constituído por quatro rubricas que abordam temas atuais relacionados com o mundo da comunicação. É onde os alunos ganham um contacto mais próximo com a realidade profissional. Neste núcleo são exploradas áreas como a Redação, a Edição, a Captação, a Comunicação e o Design, o que torna esta atividade extracurricular bastante abrangente a todos os cursos académicos.

Fonte: Website da ESCS

Pancadas do Infinito 

 Onde se escreve e encena, onde se ri e chora. É aqui que os amantes do teatro vêm parar. O grupo Pancadas do Infinito explora o mundo teatral e traz diversão ao mundo académico, que por vezes se diz cansativo. 

A sua mascote, Willy ESCSpeare, é a estrela do auditório escolar!  

Este núcleo completou seis anos este ano (2025). É desde 2019 que traz muita alegria à ESCS, não só a quem nele está inscrito, mas também aos que adoram assistir às suas diversas peças e trabalhos.

Fonte: Website da ESCS

GAME

Não, não é um grupo de jogos. Como o nome soletra, o GAME é o Grupo de Alunos de Marketing da ESCS. Este núcleo é ideal para quem deseja desenvolver capacidades empresariais na área do marketing. Aqui, os alunos estabelecem parcerias com empresas desta área onde depois realizam debates e entrevistas. É um bom núcleo para se desenvolverem também a níveis académicos, visto que o marketing é fundamental em todos os cursos. 

Fonte: Website da ESCS

nAV

Fundado em 2008 o nAV, Núcleo de Audiovisual, está aberto a alunos e ex-alunos. Neste núcleo, podem participar em workshops e sessões formativas, onde são colocados em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ao aprenderem a trabalhar com material profissional, os alunos têm a  oportunidade de expandir as suas técnicas. Os ex-alunos são também um fator muito importante aqui, pois servem de apoio aos mais novos, transmitindo-lhes o seu conhecimento e, de certa forma, aumentando o seu! São um bom suporte académico!

Fonte: Website da ESCS

Número F

Fotógrafos, onde andam? Este é o núcleo de fotografia ESCSiano! É aqui que se aprende a fotografar, editar e não só – no número F aprende-se também a fazer design, a gerir redes sociais, organizar eventos, participar na comunicação interna e, claro, muito mais sobre o mundo da fotografia. Apesar de ser focado na área da fotografia, todos os alunos da ESCS são bem-vindos, independentemente do seu curso. É ótimo para quem quer aprofundar o seu conhecimento curricular.

Fonte: Website da ESCS

ESCS Mais Limpa

É mesmo isso que o nome indica – a ESCS + Limpa é o núcleo de proteção do ambiente. Tem como objetivo sensibilizar os alunos para a preservação do ambiente, promovendo a mudança de uma atitude de indiferença para uma postura mais positiva. Este núcleo não deseja proteger só o espaço escolar, mas sim o nosso planeta todo.  

Fonte: SoundCloud

  São todas estas coisas, e não só, que contribuem para a funcionalidade escolar. É com elas que os alunos da ESCS aprofundam os seus interesses e conhecimentos, tornando, assim, a experiência académica em algo muito mais proveitoso e interessante. 

Na ESCS, todos têm espaço para aprender.

Imagem de destaque: Foto de Autor

Artigo revisto por: Ana Ferreira

AUTORIA

+ artigos

Vinda de Cascais, a Teresa entra na escs com 17 anos. Está no curso de Audiovisual e Multimedia no primeiro ano. Sempre gostou muito de escrever e de falar sobre tudo o que lhe vem à cabeça, veio para a Magazine com o objetivo de partilhar um bocadinho disso com todos e expandir os seus conhecimentos sobre a área da redação. Escrever é um movimento de autoconhecimento, uma expressão de si mesma, acredita que se aprende muito quando se escreve, não só sobre os diferentes tópicos mas também sobre a pessoa em si. Na área da redação, cada um tem o seu toque especial e é isso que torna a escrita tão interessante.