A nova Versace de Dario Vitale
Caracterizada como um projeto que “revela a essência da Versace, no passado, presente e futuro”, a Versace Embodied é a primeira coleção da marca em nome de Dario Vitale. Apresentada numa das mais prestigiadas galerias de arte de Milão, a Pinacoteca Ambrosiana, esta coleção marca a nova era da Versace, agora sob o comando da Prada e com um novo Diretor Criativo.
As referências à Mitologia Grega e aos Deuses do Olimpo são claras na narrativa construída por Dario para esta coleção, não fosse a Medusa o símbolo principal da marca…
«Na Versace, a narrativa sempre foi o Olimpo, (…). Quando os Deuses e as Deusas ficavam um pouco aborrecidos de ter casos no Olimpo, eles desciam e divertiam-se.» – Diario Vitale
Vitale, a partir de diversos tipos de arte, exibe, na sua história, a elegância e o maximalismo habituais com um toque de secretismo – o mistério que faz com que o espectador queira saber mais sobre o que está por vir. Desde a poesia até à fotografia, o estilista joga com aquilo que é considerado imoral e obsceno e tenta transformar estas provocações em algo banal. O foco da coleção é o enaltecimento da sexualidade, nomeadamente da experiência íntima do ato sexual, de uma forma desinibida e chic. No entanto, a celebração da identidade e da cultura queer também está fortemente presente nesta narrativa e nas peças criadas.
Fonte: Instagram da Versace
O ambiente da galeria onde se realizou o desfile é caseiro e tanto a arquitetura do espaço como a decoração remetem para o lar, um lugar onde o pudor e os julgamentos não entram. Tendo como inspiração as criações de Gianni nos anos 80 e 90, a audácia representativa da Versace é exibida na passerelle com designs arrojados e elegantes. Os cortes ousados e as cores vibrantes são excecionalmente combinados para transmitir a essência que a marca emanava nos tempos de Gianni, com o tal toque de modernidade e um certo atrevimento de Vitale.
Fonte: Site oficial da Versace
Este foi o debut mais aguardado da Semana da Moda de Milão, tendo em conta o icónico legado deixado pela antiga Diretora Criativa, Donatella Versace. A nova era da marca italiana começou e, apesar do desafio, uma coisa é certa: Vitale não passou despercebido.
Fonte da imagem: Colagem feita pela redatora através de fotos do Instagram da Versace
Artigo revisto por Inga Carvalho
AUTORIA
A Luna tem 18 anos, nasceu em Lisboa, mas há quem diga que ela vive no mundo da lua.
Sempre com um pé na terra e o pensamento noutro sítio qualquer, a Luna desde sempre que ouviu histórias a serem contadas a si e decidiu que agora seria a vez dela de contar histórias aos outros. Por isso está em jornalismo, para se conectar com o público, transmitir a sua verdade, fazer reportagem e poder falar sobre todos os assuntos que a fazem ficar acordada de madrugada.
A entrada na ESCS Magazine representa um sonho antigo que finalmente foi realizado.




