Madalena Costa é campeã do mundo pela 3º vez
Madalena Costa é uma atleta madeirense de patinagem artística, de 17 anos. Ficou reconhecida através das suas conquistas nacionais e internacionais, sendo considerada um prodígio da patinagem livre.
Para além da conquista da 4ª medalha de ouro no Campeonato Europeu deste ano, Madalena foi campeã do mundo em 2023 e 2024, e agora voltou a sagrar-se campeã no campeonato mundial em 2025 – competição que decorreu em Pequim, na China, – no escalão sénior.
No mundial, obteve um total de 260,15 pontos no somatório das duas provas (programa curto e programa longo), posicionando-se à frente da italiana Cioia Fiori (224,76 pontos) e da espanhola Sira Bella Gallardo (185,66 pontos).
A patinadora mostrou-se muito animada e grata por esta nova conquista, uma vez que sempre sonhou sagrar-se campeã no escalão sénior. O esforço e dedicação conduziram-na a conquistas brilhantes, e a sua motivação é contagiante. Não só é notável o seu empenho a cada treino e a cada prova, mas também o seu crescimento. Com apenas 17 anos, Madalena Costa é reconhecida em Portugal como uma das 40 mulheres mais influentes do desporto nacional. É igualmente relevante mencionar que Madalena conquistou a primeira medalha de ouro de sempre para Portugal nesta disciplina e neste escalão.
Madalena declara:
“Este título representa tudo aquilo de que abdiquei todos os dias, e todas as horas que passei a treinar, enquanto os meus amigos saíam e se divertiam. Todas as quedas, que parecem custar um pouco mais a levantar, e todas as vezes em que duvidei de mim mesma ou as pessoas que duvidaram de mim”.
A sua trajetória vai muito além das competições. Desde cedo, demonstrou dedicação e um amor excecional à patinagem artística, equilibrando treinos rigorosos com os estudos.
A vitória de Madalena não é apenas um título, mas também um símbolo de resiliência, de talento em ascensão e da capacidade de uma jovem superar as expectativas. A cada apresentação não conquista apenas medalhas e pontos, mas também corações, inspirando uma nova geração a sonhar mais alto. Mostrou que os limites são feitos para serem ultrapassados.
O futuro da patinagem artística em Portugal está, com certeza, em ótimas mãos.
Mais uma vez, esta atleta faz história.
Madalena Costa tornou-se uma inspiração para todos!
Fonte da capa: Federação Portuguesa de Patinagem
Artigo revisto por: Leonor Almeida
AUTORIA
A Margarida tem 18 anos, vem de Mafra, e está no primeiro ano em jornalismo. Sempre foi muito tímida, mas quando ganha confiança não para de falar. Acredita que uma das suas melhores qualidades é a empatia e então tenta sempre ver o lado bom das pessoas. Adora sair com os amigos, ir a concertos, ler e fazer reviews no letterboxd mas a sua verdadeira obsessão é a Billie Eilish e filmes da Marvel. Desde pequena que adora desporto e atualmente faz patinagem artística. Sempre gostou de escrever e acredita que entrar na ESCS Magazine é uma oportunidade perfeita para aprender coisas novas.



