Moda e Lifestyle

Como viver a época natalícia: da manta ao brilho das ruas

Todos sabemos que, em Lisboa, o verão parece infinito. Ficamos habituados às tardes quentes, ao calor abrasador e tomamos o sol por garantido. Mas, sem grandes avisos, o calendário vira a página e os raios de sol do fim da tarde dão lugar ao brilho de luzes que abraçam a cidade ao crescer da noite, enquanto o céu, mesmo mais escuro, parece vestir-se de magia. Este é um guia para quem não sabe o que fazer quando dezembro chega e trás consigo o friozinho e a vontade de vestir camisolas quentinhas, ou até mesmo para quem adora esta época tanto quanto eu e quer encontrar novas formas de a saborear.

És uma indoor ou outdoor person?

A verdade é que aqui não importa. Este guia é para quem acende velas em casa e para quem segue luzes pela cidade, para os que preferem aconchegar-se debaixo de mantas e para os que querem perder-se entre mercados, luzes e ruas decoradas. Há lugar para todos, inclusive para quem ainda não sabe a que lado pertence.

ATIVIDADES INDOOR

Há dias em que o frio e a chuva lá fora pedem para ficarmos onde o corpo repousa e a alma desacelera, em busca de conforto e entretenimento sem termos de sair de casa.

Junta os teus amigos e façam uma maratona de filmes de Natal + snacks

Às vezes as atividades mais simples são as mais memoráveis, principalmente se juntares as pessoas que te são mais queridas. Afinal, uma cozy season também pode ser sobre pessoas. Para dar início a uma noite de filmes, que tal uma sessão de culinária? Há muito que podes experimentar fazer, desde cookies aos famosos S’mores. Há quem diga que é a época do chocolate, não é?

Para apreciares os teus dotes culinários, faz o alinhamento cinematográfico: desde os clássicos que remetem à infância e à nostalgia, até aos filmes mais recentes que estão à espera de alguém que lhes dê uma oportunidade (recomendação para este último: Um Rapaz Chamado Natal). Podes sempre descobrir um novo comfort movie ou acordar aquele espírito natalício adormecido desde que tinhas mais sonhos que responsabilidades.

Fonte: fotos de Beatriz Reis

Junta a família e façam as típicas bolachas de gengibre

Quer sejam os famosos bonecos de gengibre, estrelas ou corações, esta é uma atividade que não pode faltar na tua lista! A não ser que não gostes de gengibre, ups… mas quem perde és tu!

Fonte: fotos de Beatriz Reis

Competição de casas de gengibre ou pintar velas? Por que não os dois?

Fazer uma casa de gengibre não é fácil…ainda bem que a Flying Tiger e o Ikea vendem kits com tudo pronto para montar, para poderes rentabilizar o máximo de tempo e guardares a tua energia para decorar a casa da forma mais criativa possível! Quem ganhará esta competição? E qual será o prémio?

Caso prefiras fazer algo que dure mais do que uma dentada, pintar velas é uma ótima opção! Imagina uma vela branca pintada com azevinhos…ou uma vermelha com flocos de neve…

Fonte: fotos de Beatriz Reis e do Pinterest

Luzes, músicas de Natal, decorações e reorganizações de guarda-roupa

Às vezes, viver o Natal trata-se de incorporar pequenos gestos na nossa daily routine:

-Compra velas dos teus aromas favoritos nesta época (Canela, gengibre…)

-Faz uma playlist com as tuas músicas de Natal favoritas. Desde clássicos até covers, podes descobrir algo de que nem sabias que gostavas!

-Não te fiques só pela árvore de Natal ou pela grinalda na porta…encontra também o que podes deixar nos sítios onde passas mais tempo em casa: uma pequena árvore de Natal na tua secretária já muda o humor do subconsciente!

-Reinventa-te: Faz um moodboard no Pinterest com o estilo que queres nesta época (e se o vermelho, verde e branco não forem as tuas cores, não te esqueças de que o espírito natalício não reside só no tradicional, mas também no que é inovador e faz sentido para ti).

Fonte: foto de Beatriz Reis e do Pinterest

ATIVIDADES OUTDOOR

Até mesmo para quem adora estar em casa, há momentos em que não sair pode começar a ser entediante. Dezembro tem essa particularidade: chama-nos para dentro, mas também sussurra lá de fora com iluminações e pequenas aventuras de cachecol. Aqui ficam algumas formas de sair sem perder o aconchego.

Luzes e mercados de Natal

Há coisas que só existem durante umas semanas, e as luzes de Natal são uma delas. Aqui em Lisboa podes aproveitar para passear pelo Chiado, Praça do Comércio e Avenida da Liberdade, mas também para explorar mercados, como o do Rossio e da Praça da Figueira. Deixa-me transportar-te para este cenário: começas a ouvir canções de Natal que te envolvem por todos os lados, abres os olhos e estás num mercado iluminado. As crianças correm pelo meio das bancas, onde as pessoas vendem as decorações mais encantadoras, e, de repente, o frio faz-te sentir a necessidade de beber um chocolate quentinho… Tu e a tua alma ficam aquecidas pelo resto da noite.

Fonte: fotos de Beatriz Reis

 Daytrips a vilas Natal

As Vilas Natal são os lugares perfeitos para quem deseja sentir o verdadeiro espírito natalício. Visitá-las é pisar outro mundo e abraçar a magia, desanuviar da rotina e experimentar o sentimento de pertença a um cenário de um livro ilustrado. A minha favorita é, sem dúvida, a Vila Natal de Óbidos: as decorações começam logo antes de entrares, e, subitamente, sentes que deixaste o quotidiano mais cedo do que esperavas.

Fonte: fotos de Beatriz Reis

Grab um gingerbread latte no Starbucks e vê as montras decoradas

O conforto desta época pode ser somente sobre coisas simples: saborear uma bebida quente enquanto aprecias, sem pressa, as decorações das montras. Não é preciso comprar nada, existe um prazer tranquilo em olhar e deixar os olhos passearem.

Fonte: fotos de Beatriz Reis

Já experimentaste patinar no gelo?

Espera! Antes de dizeres que vais passar o tempo no chão, tens de me dizer que já deste, pelo menos, uma oportunidade a um ringue a sério… Patinar em gelo verdadeiro é outra história: de repente, o que vês nos filmes de Natal parece menos irrealista.

Não sabes onde experimentar? O UBBO tem um ringue de patinagem ativo entre dezembro e janeiro. E mesmo que nunca tenhas patinado, não te preocupes, ganhas o jeito! Mas é melhor levares alguém contigo da primeira vez… assim, será ainda mais divertido!

Fonte: fotos de Beatriz Reis

O essencial do Natal 

No fim, viver a época natalícia não é só sobre o que se faz, é também sobre como nos sentimos a cada instante. A magia do Natal não está só nas luzes ou nos mercados, nas bolachas de gengibre ou em coffee dates… está na maneira como nos permitimos vivê-la e na liberdade para nos deixarmos maravilhar com o que nos rodeia.

Fonte da capa: colagem feita por Beatriz Reis com imagens do Pinterest

Artigo revisto por Carlota Lourinho

AUTORIA

+ artigos

A Bia é uma estudante movida por imensas paixões, desde tudo o que passa pelo mundo das artes, até aos países e lugares que quer percorrer pelo mundo. Entre este universo de interesses, está a escrita: uma área que a mini Bia alimentava ao escrever livros de mistério e fantasia. Agora, já adulta, procura escrever sobre aquilo que a entusiasma, dando voz à curiosidade e à liberdade criativa que a acompanham.