Desporto

Diogo Ribeiro redefine os limites com novo recorde nacional

Diogo Ribeiro, o fenómeno português da natação, bateu o antigo recorde nacional de 50 metros de mariposa (22,69 segundos) – marca estabelecida também por si – e alcançou novo recorde de 22,48 segundos na prova dos Nacionais de piscina curta, em Leiria.

No mesmo campeonato, o português já tinha batido um novo recorde nos 50 metros de livres com 21,15 segundos, além de ter integrado a equipa de estafeta mista ao lado de Miguel Duarte, Rita Barros e Rebeca Leonor, em que alcançou um novo recorde nacional nos 4×50 metros com 1.40,22 minutos. 

Natural de Coimbra, o atleta do Benfica de 21 anos sagrou-se campeão mundial nos Mundiais do Qatar em 2024, nos 50 metros de mariposa, com uma marca de 22,97 segundos e nos 100 metros, na mesma modalidade, com 51,17 segundos (recorde nacional). Diogo Ribeiro já conta com um percurso cheio de medalhas e conquistas em campeonatos internacionais, títulos mundiais e sucessivos recordes. Diogo Ribeiro é um nadador português de alto rendimento, considerado um dos maiores talentos da natação nacional da atualidade, designado como um atleta que combina velocidade e técnica. Começou a nadar aos 4 anos e desde as categorias jovens revelou um talento invulgar, destacando-se rapidamente em provas de velocidade, sobretudo nos 50 e 100 metros de mariposa. Para além dos resultados, o atleta é reconhecido pela sua maturidade competitiva e capacidade de lidar com a pressão, traços moldados por um percurso de vida marcado pela perda do pai ainda muito jovem, dificuldades no percurso escolar e por um acidente grave quase fatal.

Fonte: RTP

O antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, ao referir-se à conquista de Diogo no mundial do Qatar em 2024, declara: 

“É um dos maiores feitos de sempre” 

“Maior feito de sempre da natação? Ah, isso seguramente. Nem há um termo de comparação”

Ao longo dos últimos anos, Diogo Ribeiro tem assumido um papel de destaque na evolução e projeção da natação portuguesa a nível internacional, frequentemente citado como um exemplo de profissionalismo, ambição e consistência, inspirando atletas mais jovens. Mais do que um número no cronómetro, este novo recorde simboliza trabalho e dedicação.

Fonte da capa: Comité Olímpico de Portugal

Artigo revisto por: Eva Guedes

AUTORIA

+ artigos

A Margarida tem 18 anos, vem de Mafra, e está no primeiro ano em jornalismo. Sempre foi muito tímida, mas quando ganha confiança não para de falar. Acredita que uma das suas melhores qualidades é a empatia e então tenta sempre ver o lado bom das pessoas. Adora sair com os amigos, ir a concertos, ler e fazer reviews no letterboxd mas a sua verdadeira obsessão é a Billie Eilish e filmes da Marvel. Desde pequena que adora desporto e atualmente faz patinagem artística. Sempre gostou de escrever e acredita que entrar na ESCS Magazine é uma oportunidade perfeita para aprender coisas novas.