Mundo Académico

ESCS: onde os alunos ganham voz e a experiência fala por si

O ambiente dinâmico numa escola de ensino superior é fundamental para o percurso dos seus alunos. Estar num sítio que nos permite, desde o primeiro ano, ter contacto direto com a área profissional que queremos exercer é simplesmente fantástico.

Uma das coisas que me motivou a escolher a ESCS foi perceber que é uma escola onde os alunos têm voz. Saber que estudantes entrevistaram nomes como Pedro Fernandes e Mariana Bossy mostrou-me que, aqui, as oportunidades acontecem mesmo.

Teoria e Prática: o melhor combo

A Escola Superior de Comunicação Social é, em Portugal, considerada uma instituição de renome na área da comunicação, destacando-se por valorizar a experiência prática e pela integração dos alunos no mundo do trabalho.

Enquanto as aulas teóricas fornecem as bases conceptuais e linguísticas, as aulas práticas e os núcleos colocam-nos diretamente em contacto com o campo comunicacional. Desde visitas a estações de rádio, como a Comercial, a projetos internos que simulam ambientes reais de trabalho, cada experiência é uma oportunidade de crescimento. É um conjunto de momentos que, não só a curto, mas também a longo prazo, se revelam essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Para alguns núcleos, é necessário fazer-se um casting, que incide naquilo em que cada um se destaca . É ótimo para nos desafiar, para a superação pessoal e para descobrirmos aquilo de que gostamos e em que somos bons ou, pelo contrário, descobrir o que não combina tanto connosco.

Fonte: Website da ESCS – E2

Onde a envolvência é tão grande como a quantidade de degraus!

É muito diferente estar na escola e ver as câmaras serem montadas para mais uma gravação do Showcase – um dos programas da ESCS FM -, ou ver um post no Instagram a anunciar a presença de escritores, atores, políticos, jornalistas, entre outros, que se disponibilizam a falar sobre as suas carreiras – as famosas talks.

Para os alunos, é motivante ter contacto direto com profissionais reais que alcançaram cargos e objetivos que muitos de nós também ambicionamos. Claro que cada um faz o seu caminho, mas ouvir testemunhos de quem já passou pelas mesmas etapas que estamos agora a viver é encorajador – mostra-nos que, com dedicação, os nossos sonhos podem mesmo tornar-se realidade.

No passado dia 30 de outubro, tive a oportunidade de assistir à gravação ao vivo de um episódio do Prosa no Ar – também programa da nossa rádio -, com a escritora Maria Francisca Gama. O diálogo foi muito interessante e permitiu-me perceber o valor destas iniciativas dentro da escola. É incrível como a ESCS cria espaços onde podemos ouvir especialistas das mais variadas áreas e fazer-lhes perguntas de uma forma tão descontraída. E este foi apenas um exemplo!

Fonte: Instagram ESCS FM

Em época de eleições presidenciais, a ESCS FM, em parceria com a ESCS Magazine e o E2, tem preparado entrevistas exclusivas com os candidatos à Presidência da República Portuguesa, para que possam falar sobre a sua campanha. No dia 7 de novembro, saiu o primeiro episódio, com José Cotrim de Figueiredo, antigo líder da Iniciativa Liberal.

É tudo coordenado e organizado pelos estudantes e, na minha opinião, é impressionante até onde conseguimos levar estes projetos.

Quatro cursos, uma área!

Para além da vertente académica e do contacto com o meio social, há algo na ESCS que a torna especial: o sentimento de comunidade. Talvez por ser uma escola com apenas quatro cursos, focados na comunicação social, existe uma sensação de pertença. Todos podem participar nos núcleos e, assim, sentir-se incluídos, porque, no fim das contas, somos todos comunicação! Na sessão de abertura deste ano letivo, conheci e falei com muita gente, e a minha menor preocupação era o curso a que pertenciam.

É uma escola mais pequena, comparada com o ideal que normalmente temos de universidades, mas a nível de pertença, de projetos e de preparação dos alunos para o mercado de trabalho somos grandes!

Não é por acaso que tantos profissionais de destaque na comunicação social do nosso país estudaram na ESCS. É a prova viva de que esta escola continua a formar comunicadores de excelência.

Imagem de destaque: Pantalha

Artigo revisto por: Inês Gomes

AUTORIA

+ artigos

Vinda da zona de Peniche, da sua tão adorada localidade de São Bernardino, a Érica veio parar a Lisboa, à ESCS, com o grande objetivo de estudar e de se tornar uma boa profissional na área do jornalismo. Desde pequena sempre adorou escrever e comunicar e acredita que há sempre coisas novas para aprender sobre o mundo que a rodeia. Gosta muito de conviver com a família e os amigos e está sempre aberta a conhecer pessoas novas. Tem uma “obsessão” saudável por cookies e ambiciona viajar para todas as partes do mundo. Com o lema “se te faz feliz, é porque vale a pena” bem assente, está pronta para arriscar, falhar e aprender com os erros as vezes que forem precisas para alcançar os seus objetivos e sonhos.