Depois da Bonança vem a Tempestade
“Liga Europa não vai salvar a época do Sporting”, afirma Rúben Amorim, treinador do Sporting CP, após a derrota do Sporting frente ao Eintracht Frankfurt por 2-1, em Alvalade.
À entrada para a atual edição da Liga dos Campeões, após o sorteio, a vida para o Sporting CP era vista como difícil, mas bastante possível, num grupo que se previa bastante equilibrado. O clube leonino, na sua estreia na atual edição da liga milionária, foi à Alemanha golear o vencedor em título da Liga Europa, Eintracht Frankfurt, por 0-3.
Na jornada seguinte, a equipa orientada por Rúben Amorim surpreendeu ao derrotar o Tottenham por 2-0, em Lisboa. O leão rugia alto ao entrar para a dupla jornada frente ao Marselha. Quando tudo se encaminhava para o Sporting CP seguir por aí adiante e passar à próxima fase, é, então, duplamente derrotado frente à equipa francesa. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu. O que se sabe é o facto de que o Leão perdeu a voz e deixou de rugir, para passar a latir. Foram dois jogos frente ao Marselha nos quais as derrotas se devem, apenas e exclusivamente, ao próprio Sporting (4-1 e 0-2).
Os leões partiram para a 5.ª jornada desmoralizados. No entanto, apesar de terem sofrido até ao fim, conseguiram alcançar um resultado positivo em casa da equipa londrina (1-1). Com este conjunto de resultados, o clube de Alvalade parte para a última jornada, frente ao Eintracht Frankfurt, em casa, com a obrigação de garantir um bom resultado para alcançar a fase seguinte. O Sporting CP ainda começou em vantagem, mas, no final, saiu derrotado por 1-2, num jogo cujas decisões da equipa de arbitragem acabaram por matar o leão. Contudo, se existe um verdadeiro culpado pela eliminação do Sporting CP, esse culpado é, na verdade, a própria equipa, que ofereceu dois jogos ao Marselha.
Após o sonho vivido no início, por incrível que pareça, a fase de grupos terminou com Rúben Amorim a falar sobre a Liga Europa – e se lá chegou foi graças ao Tottenham. Amorim, nas declarações dadas após o embate frente ao Frankfurt no último jogo, não deu a Liga Europa como bote de salvação para a má época do Sporting, até ao momento. A descida para a Liga Europa não poderá mesmo salvar a época do Sporting?
A resposta é simples, a meu ver. Pode salvar a época do Sporting caso o mesmo se torne vencedor, o que será bastante difícil, visto que a competição conta com equipas muito fortes em prova, como é o caso do Barcelona, Arsenal, Juventus, Manchester United, etc. Claro que não passa de um cenário hipotético, para já, mas se o Sporting CP se tornasse o grande vencedor da competição muitos seriam aqueles que se iriam esquecer do que foi a época, até ao momento. Como se costuma dizer: há males que vêm por bem. Mas para se verificar uma situação destas o clube leonino terá de vencer a competição. Supondo que no campeonato o Sporting terminava em quarto lugar, ao vencer a Liga Europa, garantiria a sua passagem direta à próxima edição da Liga dos Campeões, o que seria inédito para Portugal, que conseguiria colocar quatro equipas na liga milionária. Além disto, não nos podemos esquecer de que este seria o segundo título internacional para o palmarés do clube. Seria um grande marco para os leões, já que ainda só venceram a Taça das Taças, em 1963-64. No entanto, este cenário apenas se aplica caso o Sporting vença. Se o Sporting não vencer ou cair relativamente cedo, nada poderá salvar a época do clube, e pode até piorar. O primeiro adversário que o Sporting CP terá de derrotar neste longo caminho até à final será o Midtjylland, equipa dinamarquesa que no papel é inferior ao Sporting, mas os leões terão de fazer passar essa superioridade para dentro do terreno de jogo.
Fonte da capa: Notícias ao Minuto
Artigo revisto por Inês P. Gonçalves
AUTORIA
Era uma vez um jovem de 18 anos que, agora, estuda na Escola Superior de Comunicação Social no Instituto Politécnico de Lisboa. Ele sempre foi uma criança cheia de sonhos, dos quais nunca desistiu. Ele ama desporto, principalmente futebol por isso escolheu jornalismo com o intuito de um dia se tornar jornalista desportivo. Isto tudo o levou a entrar para a ESCS Magazine na secção de desporto