Dupla perfeita: Francisco Cabral conquista novo título no ATP
Este novembro, o tenista português Francisco Cabral sagrou-se campeão de pares no torneio ATP 250 em Atenas, ao lado do austríaco Lucas Miedler, iniciando a sua parceria apenas em abril.
O português de 28 anos, natural do Porto, é atualmente a principal figura do Ténis Português na modalidade de pares. Estreou-se nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024 em singulares para substituir o australiano Alex de Minaur, que tinha desistido. Cabral destacou-se ao longo de 2025 atingindo conquistas históricas para o Ténis Luso. Atualmente é o melhor português de sempre nos rankings ATP e conseguiu entrar no top 20 mundial de pares. Em singulares, nunca teve grande reconhecimento pois o seu melhor ranking foi o 862.º lugar mundial (atingido em março de 2018). Francisco Cabral já conquistou vários títulos ATP e Challenger – uma categoria secundária – na vertente de pares. Por exemplo, no ATP Tour venceu torneios como Estoril Open (2022) com Nuno Borges como parceiro e Gstaad Open (2022) com o parceiro Tomislav Brkić.
A sua consistência, tanto em torneios Challenger quanto em ATP, demonstra que possui adaptabilidade, resiliência e talento para as dinâmicas de duplas.
Fonte: Tribuna Expresso
ATP 250 é uma das categorias dos torneios da ATP – Associação de Ténis Profissional. Ao vencedor (ou vencedores, no caso de pares) são-lhe atribuídos 250 pontos para o seu ranking mundial. Para além deste torneio também há o ATP 500 e o Masters 1000.
Na final, derrotaram a dupla composta pelo mexicano Santiago González e o holandês David Pel pelos parciais 4–6, 6–3, 10–3. A dupla Luso-Austríaca teve de recuperar de uma desvantagem inicial após perder o primeiro set, mas conseguiu a reviravolta no marcador mostrando determinação e persistência para conquistar o troféu. Este foi o quinto título ATP da carreira de Cabral, a décima final no circuito principal, e o terceiro ao lado de Miedler.
Fonte: Comité Olímpico de Portugal
Francisco Cabral vive uma fase de ouro no ténis. A conquista deste título fechou uma temporada memorável e elevou o nível do ténis em Portugal. Mais do que troféus, foi criado um legado de motivação e de demonstração com que os portugueses ocupam o circuito ATP. Para o português, este título representa o fecho perfeito de uma temporada de sonho, algo que ele próprio expressou com orgulho.
O sucesso de Cabral mostra que o ténis português pode competir de igual para igual no circuito mundial e deverá servir de motivação para muitos jovens tenistas em Portugal.
Fonte da Capa: raquetc.com
Artigo revisto por Lara Santos
AUTORIA
A Margarida tem 18 anos, vem de Mafra, e está no primeiro ano em jornalismo. Sempre foi muito tímida, mas quando ganha confiança não para de falar. Acredita que uma das suas melhores qualidades é a empatia e então tenta sempre ver o lado bom das pessoas. Adora sair com os amigos, ir a concertos, ler e fazer reviews no letterboxd mas a sua verdadeira obsessão é a Billie Eilish e filmes da Marvel. Desde pequena que adora desporto e atualmente faz patinagem artística. Sempre gostou de escrever e acredita que entrar na ESCS Magazine é uma oportunidade perfeita para aprender coisas novas.



