Desporto

É oficial: Fórmula 1 regressa a Portugal em 2027 e 2028

A Fórmula 1 vai regressar ao Autódromo Internacional do Algarve nas temporadas de 2027 e 2028. O circuito já acolheu o Grande Prémio de Portugal em 2020 e 2021.

É já em 2027 que os portugueses vão poder ouvir a mítica frase “It’s lights out and away we go” a ecoar no Autódromo Internacional do Algarve. O anúncio foi feito pela própria Fórmula 1, que oficializou o regresso da competição a Portugal, num acordo de dois anos com o Governo Português, o Turismo de Portugal, e o promotor Parkalgar, Parques Tecnológicos e Desportivos, SA. 

A confirmação surge meses depois de o primeiro-ministro Luís Montenegro ter revelado publicamente a intenção de Portugal voltar a receber a Fórmula 1 em 2027. Para o governo, a decisão representa uma aposta estratégica no desporto e no turismo, com um impacto económico superior a 140 milhões de euros.

Fonte: F1 Mania

O presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, mostrou-se satisfeito com o regresso de Portugal ao calendário mundial, destacando a ligação entre o circuito algarvio e os fãs da modalidade: “Estou muito feliz por ver Portimão regressar ao calendário da Fórmula 1 e que o desporto continue a inflamar a paixão dos nossos incríveis fãs portugueses. O circuito [de Portimão] proporciona emoção em pista da primeira à última curva, e a sua energia contagia os fãs“.

Jaime Costa, presidente e CEO do Autódromo Internacional do Algarve, também salientou a importância do acordo e o impacto do evento para a região: “O Grande Prémio de Portugal irá demonstrar a excelência do nosso circuito e a paixão dos nossos fãs, dando um grande impulso ao nosso turismo, região e comunidade“. O responsável destacou ainda a importância do apoio do Governo português e prometeu um espetáculo competitivo e memorável: “Estamos ansiosos por criar momentos inesquecíveis e estabelecer novos padrões de excelência dentro e fora das pistas”.

Um desporto que marcou gerações

Fonte: Renascença

É comum ouvir os portugueses que cresceram na década de 80 recordar, com entusiasmo, os Grandes Prémios de Portugal transmitidos na RTP. Para muitos, era impossível não se encantar com os relatos das corridas no Circuito da Boavista ou no Estoril, onde alguns dos maiores pilotos da modalidade subiram ao degrau mais alto do pódio. 

Fonte: Restos de Coleção

O primeiro Grande Prémio foi disputado em 1958, no Circuito da Boavista, no Porto. Numa época em que a Fórmula 1 ainda dava os primeiros passos enquanto fenómeno global, a vitória de Stirling Moss representou um momento marcante para o automobilismo nacional e confirmou a capacidade de Portugal para acolher eventos internacionais de grande dimensão.

Nos anos seguintes, a prova passou pelo Circuito de Monsanto e pelo Autódromo do Estoril, que acolheu o Grande Prémio de Portugal entre 1984 e 1996. Entre os momentos mais simbólicos desta época destaca-se a primeira vitória de Ayrton Senna, em 1985, e uma das fotografias mais icónicas da modalidade, captada antes do Grande Prémio de 1986, que reúne Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet. 

Fonte: Ayrton Senna

Em 2021, no Autódromo Internacional do Algarve, Lewis Hamilton ultrapassou o recorde de triunfos de Michael Schumacher ao conquistar a sua 92º vitória e tornou-se o único piloto da grelha atual a vencer naquele circuito.

Fonte: Renascença

Quanto vai custar o Grande Prémio de Portugal?

O Governo estima que cada edição possa atrair cerca de 200 mil visitantes ao longo dos três dias do evento, com um impacto económico global “não inferior a 140 milhões de euros”. 

Quanto ao preço dos bilhetes, ainda não foram divulgados valores oficiais. Contudo, de acordo com os dados da plataforma GP Destinations, em 2026 o preço médio dos bilhetes em Espanha rondou os 347 euros; em Itália, o Grande Prémio de Emilia-Romagna atingiu uma média de 353 euros. Em Monza, o valor médio situou-se nos 306 euros, referência que poderá aproximar-se dos preços praticados em Portugal.

Fonte: Autódromo Internacional do Algarve

A última vez que o Autódromo Internacional do Algarve recebeu um Grande Prémio de Fórmula 1 foi em 2021, num contexto marcado pela pandemia. Com o regresso previsto para 2027 e 2028, Portugal vai acolher as 19º e 20º edições do Grande Prémio de Fórmula 1. As datas da edição de 2027 só deverão ser conhecidas em junho do próximo ano.

Fonte da capa: Público

Artigo revisto por: Eva Guedes

AUTORIA

+ artigos

Atualmente no 3º Ano de Jornalismo, a Margarida pretende deixar a sua marca no mundo. Para além do jornalismo, que foi desde sempre a sua verdadeira paixão, é apaixonada por Fotografia e Marketing.
Com mais de 10 anos de experiência como dançarina e inúmeros projetos pessoais, sente-se uma verdadeira “Barbie com 1001 projetos”. Adora desporto motorizado e sonha conquistar o seu espaço como jornalista desportiva, provando que uma mulher nunca deve duvidar do seu valor.