Globos de Ouro 2024: Prémios, Revelações e Momentos Emocionantes
No passado dia 29 de setembro de 2024 decorreu a 28.ª edição dos Globos de Ouro, no icónico Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Um dos acontecimentos mais ansiados por todos. Esta cerimónia, apresentada por Clara de Sousa, foi transmitida pela SIC.
Este evento tem o importante papel de dar a conhecer e reconhecer o talento que Portugal apresenta nas áreas da Ficção, Cinema, Teatro, Humor, Música, Moda e Digital. Para além disso, dá a liberdade a estas celebridades de usarem a sua voz para abordarem assuntos importantes, tal como fez a atriz Sofia Ribeiro, onde utilizou o seu tempo para consciencializar sobre a violência para com as mulheres.
Cinema e Televisão
Na categoria de cinema os grandes premiados foram Anabela Moreira, que brilhou ao receber o Globo de Melhor Atriz de Cinema, pelos seus papéis em Mal Viver/Viver Mal e A Semente do Mal, e Albano Jerónimo como Melhor Ator de Cinema pelas suas interpretações em O Pior Homem de Londres e The Nothingness Club. Ainda na categoria de cinema, o Globo de Melhor Filme foi para Mal Viver/Viver Mal, dirigido por João Canijo.
Do cinema para a ficção, como Melhor Atriz, a grande premiada foi Margarida Vila-Nova pelo seu papel em Matilha e como Melhor Ator Afonso Pimentel, também pela sua interpretação em Matilha. Por último, nesta categoria, o Melhor Projeto foi a série Rabo de Peixe, a série portuguesa mais vista de sempre.
Globo: Quem escolhe é o público
Entre vários globos e prémios, um dos globos mais esperados é o de Revelação, sendo o único em que o público pode votar. Este ano o grande premiado foi Cândido Costa, que veio dos relvados para a televisão, uma personalidade que tem vindo a ter grande destaque nestes últimos tempos. Mais que merecido prémio para aquele que tanto faz rir e diverte. Desta maneira, Cândido Costa trocou o campo de futebol pelo ecrã da televisão e, no final, levou o Globo de Revelação e marcou golo no coração do público.
Com esta premiação ficou também uma frase de encorajamento: “Estamos sempre a tempo de nos renovarmos.”, uma mensagem importante deixada por Cândido Costa.
Além Fronteiras: Novo Globo
A grande novidade da noite foi o Globo de Ouro Internacional. Pela primeira vez na história deste evento em Portugal, foi entregue um prémio sem fronteiras. O premiado foi o Tribecca Festival. Este é um festival de cinema que une Nova York e grandes nomes de Hollywood com Portugal, nomes estes como: Robert de Niro, Whoopi Goldberg, Chazz Palminteri, entre outros. Juntamente com estes grandes nomes, participarão personalidades como César Mourão, Ricardo Araújo Pereira e Daniela Ruah.
Pela primeira vez o Tribecca Festival vai acontecer em Lisboa, nos dias 18 e 19 de outubro de 2024, com o principal objetivo de celebrar o talento e a cultura.
Momentos mais emocionantes da noite
Um dos globos mais importantes e prestigiados da noite foi o Globo de Mérito e Excelência para Paulo de Carvalho, este artista que tanto representa Portugal. Esta homenagem e premiação representou também a celebração dos 50 anos do 25 de abril. Que a liberdade viva em nós!
Para além desta premiação, o outro emocionante momento foi o tributo à cantora e compositora Sara Tavares, que, apesar de não ter sido a entrega de um globo, não deixou de ser um ato de reconhecimento para com uma excelente cantora, que infelizmente partiu em 2023. Esta homenagem foi feita por diversos cantores que embelezaram e relembraram algumas das suas canções, transmitindo, assim, que os Globos de Ouro não só reconhecem o talento daqueles que cá estão, mas como também daqueles que já partiram e que deixaram um pouco de si.
Fim Da Grande Noite
Os Globos de Ouro Portugal foram, novamente, uma celebração memorável de todo o talento português. Uma noite de emoções ao rubro e de muito glamour.
Com momentos de surpresa e reconhecimento, os Globos de Ouro 2024, não só homenagearam todos os grandes artistas nacionais, como também são fonte de inspiração para os próximos anos e para outros tantos artistas. Ao longo de todas as edições, é possível reparar que o panorama artístico em Portugal está cada vez mais forte e promissor do que nunca.
Esperamos por mais premiados e passadeiras vermelhas em 2025.
Fonte da capa: Cusquices
Artigo revisto por Liliana Braz
AUTORIA
Marta Reis uma jovem de 18 anos está a embarcar na sua jornada universitária, no primeiro ano da licenciatura de Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Desde cedo o “bichinho” da leitura despertou-lhe uma paixão que só tem vindo a aumentar ao longo dos anos, alimentando igualmente o seu amor pela escrita. Fascinada por filmes antigos, Marta gosta de se perder nos clássicos, especialmente nos romances. A esta nova jornada junta também o início de uma aventura na ESCS Magazine, onde pretende aprimorar a sua escrita, como também partilhar tudo aquilo que mais lhe apaixona.