“Grand Budapest Hotel” e “Birdman” lideram as nomeações aos Óscares
A lista dos nomeados para os Óscares deste ano, revelada no passado dia 15, é liderada por “Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson, e “Birdman”, de Alejandro Gonzalez Iñárritu, que já havia sido nomeado em 2006 por “Babel”.
Estas duas longas-metragens estão nomeadas para nove categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado. Contudo, “Birdman” acaba por juntar outras nomeações em categorias consideradas como principais, enquanto a obra de Wes Anderson fica pelas categorias técnicas.
“Birdman”, que conta a história do actor Riggan Thomson (Michael Keaton), com uma carreira fortemente popularizada no passado mas que rapidamente entrou em decadência, alcançou as nomeações para Melhor Actor (Michael Keaton), Melhor Actor Secundário (Edward Norton) e Melhor Actriz Secundária (Emma Stone).
Nas categorias técnicas, o filme de Iñárritu alcançou a nomeação para as categorias de Melhor Fotografia, Melhor Montagem de Som e Melhor Mistura de Som.
Já o “Grand Budapest Hotel” fica de fora em relação às nomeações para as categorias de actores, mas conquista seis nomeações nas categorias técnicas: Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direcção Artística, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Caracterização e Melhor Banda-Sonora.
No entanto, a estes dois filmes juntam-se à corrida aos Óscares a realidade de Stephen Hawking, Alan Turing, ou de mulheres a debater-se com com Alzheimer (Julianne Moore em “Still Alice”).
“The Imitation Game”, protagonizado pelo actor em ascensão Benedict Cumberbatch, colecciona oito nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, a primeira nomeação de Cumberbatch pela sua interpretação do matemático que descodificou o grande enigma da 2ª Guerra Mundial, Actriz Secundária para Keira Knightley e ainda Melhor Argumento Adaptado.
Também as obras de Clint Eastwood e Richard Linklater, “O Sniper Americano” e “Boyhood”, respectivamente, entraram para a corrida dos galardões da sétima arte com seis nomeações. Os 12 anos de filmagens de “Boyhood” mereceram-lhe menções em categorias como Melhor Filme, Realizador e Actores Secundários (Ethan Hawke e Patricia Arquette) ou Melhor Argumento Original. Quanto a Eastwood, embora não esteja nomeado para Melhor Realizador, Bradley Cooper entrou na lista de Melhores Actores.
O anúncio da lista de nomeados à corrida aos Óscares trouxe, no entanto, algumas surpresas, como a exclusão de “O Filme Lego” na categoria de Animação, a entrada de Marion Cotillard na lista de Melhor Actriz e ainda a ausência de Amy Adams em “Big Eyes” ou “Interstellar” de Christopher Nolan nas categorias técnicas.
Ao longo das últimas semanas a ESCS MAGAZINE apresentou-te a sua opinião sobre os Melhores Filmes em competição aos Óscares. Para descobrires a nossa apreciação de cada um deles clica aqui.
AUTORIA
Jaime Lourenço nasceu em 1993 e estuda Jornalismo. Desde muito cedo que adquiriu o gosto pela escrita e pelo universo do jornalismo. Aos 12 anos publicou o seu primeiro artigo no jornal Gazeta Escolar e passou a exercer funções no mesmo jornal. A partir daí o seu gosto pelo mundo dos media foi crescendo bem como a sua capacidade criativa e de redacção. É licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social. Actualmente além de estar a frequentar o Mestrado de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, é apresentador do programa de televisão E2 e tem participado em vários projectos e formações profissionais relacionadas com os Media. Em Maio de 2014 publicou o primeiro livro da sua autoria.