Incêndio num depósito de pneus em Madrid provoca nuvem tóxica
O incêndio deflagrou num depósito de pneus usados perto de Madrid. O alerta aos bombeiros foi dado à 1h00 e o exército está pronto a entrar em ação.
O governo regional de Castela-Mancha já acionou o plano de emergência na província de Toledo, onde fica o depósito – um dos maiores – de pneus, entre as localidades de Valdemiro e Sesaña.
O incêndio “produziu uma nuvem tóxica que poderá atingir parte da população de Seseña”, de 20 mil habitantes, alertou o governo regional em comunicado, no qual é divulgado uma linha de telefone gratuita para disponibilizar informações.
A origem do incêndio ainda não é conhecida mas as autoridades não descartam a possibilidade de haver mão criminosa. Entretanto, várias escolas foram encerradas e muitos idosos e muitas grávidas também estão a ser retirados das suas casas.
Já houve várias explosões no local do incêndio, pelo que já está preparada uma equipa do exército pronta a intervir num cenário onde já estão meios aéreos e terrestres dos bombeiros de Toledo e Madrid.
“Cerca de um quinto [da área do depósito] foi afetado, com milhares de toneladas [de pneus]”, disse Luis Villarroel, responsável dos bombeiros de Madrid, num vídeo divulgado na conta dos bombeiros na rede social Twitter.
As autoridades aconselham os habitantes da zona a não saírem de casa e a fecharem as portas e as janelas para haver a menor exposição possível ao fumo tóxico vindo do incêndio.
O depósito de pneus tem 26 anos e em 2003 foi declarado ilegal. Desde essa altura não foi encontrada qualquer solução para o problema e vários ambientalistas já se insurgiram contra o depósito.