Opinião

Irmãos de História

Por vezes pensamos que cada país tem a sua história e que não existe qualquer ligação entre a nossa história e a dos outros. Ao longo dos anos eu comecei a perceber que existe um país que para além de ser um país com uma história riquíssima é também parte de nós, um irmão que está longe e ao qual devemos dar mais atenção, o Brasil.

Recentemente, o Brasil fez anos da sua independência, e comecei a pensar na sua história, na sua gente e no seu futuro. O Brasil é mais do que um país que um dia foi colónia e certas críticas mostram a falta de conhecimento sobre esta corajosa nação. Não existe relação mais amigável e diplomática no mundo do que a relação luso-brasileira. Todos partilhamos o mesmo sangue e devemos respeito àaqueles que um dia lutaram para construir o país que o Brasil é hoje. Durante anos, o Brasil sofreu devido a várias intervenções de países europeus que só quiserem aproveitar os seus recursos. Portugal, ao invés de seguir esse caminho, quis desde o início criar uma boa relação e tentar emendar todos os anos de exploração. Começando na ida da família real para o Brasil aquando das invasões francesas, o príncipe regente (D.João VI) procurou desenvolver o Brasil e abrir os seus portos ao mundo. A História conta-nos que Portugal não ficou satisfeito com isto, pois o Brasil tinha-se tornado a capital do reino. Nos anos que se seguiram, o Brasil ganhou a sua independência, e finalmente estava longe das mãos portuguesas.

Um país, que com pessoas trabalhadoras foi fundado. Onde nós, portugueses, emigramos para lá termos uma melhor vida (ex: séc. XIX) e hoje em dia os nossos irmãos emigram para Portugal, para ter o sonho de uma vida segura e estável. Mas, eu não os vejo como emigrantes. Eu vejo cada um dos brasileiros como nossos compatriotas/ irmãos que merecem a mesma oportunidade que alguns dos nossos bisavós tiveram um dia na pátria irmã. Como um dia a nossa família real e alguns dos nossos ancestrais procuraram asilo ou uma vida melhor, nós devemos saber aceitar e respeitar a decisão de muitos brasileiros de vir para o nosso país, pois não o fazem por escolha mas por necessidade. Todos sabemos que estar longe da nossa pátria não é fácil, muitos menos quando a mesma está no outro lado do Atlântico.

A nossa língua, o português. Essa bela língua que nos une e que nos separou também. Mais do que nunca, nestes tempos imprecisos, temos que nos unir, ter compaixão mútua e lutar por relações melhores e mais fortes. Juntos somos uma força maior, e com uma boa relação diplomática podemos chegar a grandes vitórias (ex: alterações climáticas).   Não queria terminar sem deixar de falar no meu amor pelo Brasil. Pátria linda, com força e dedicação, nunca existirá outra a que eu tenha mais orgulho de chamar de irmã. Por favor, quem vem para o nosso país procurar uma vida melhor, sinta-se bem vindo e quem insiste em criticar pense que hoje são eles, amanhã podemos ser nós.

Fonte da capa: Serviço Público

Artigo revisto por Adriana Vicente

AUTORIA

+ artigos