Joana Vasconcelos: Uma Viagem pela Arte Contemporânea
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) acolheu de 29 de setembro de 2023 a 8 de abril de 2024 uma exposição singular que deu muito que falar em Lisboa: Plug-in, de Joana Vasconcelos.
A exposição Plug-in
Dividida entre dois espaços, o MAAT Central e o MAAT Gallery, a exposição proporciona uma experiência imersiva aos visitantes. No MAAT Central, destaca-se a Árvore da Vida, composta por aproximadamente 140.000 folhas, sendo que 10.000 destas são luzes LED, e com 14 metros de altura. Com curadoria de João Pinharanda, este evento cultural estabelece um diálogo fascinante entre o património da eletricidade, a tecnologia e as artes plásticas.
Já na MAAT Gallery, são apresentadas sete obras, incluindo a enigmática Drag Race (2023), que estabelece uma conexão com War Games (2011). Destacam-se ainda duas peças que marcaram presença no Guggenheim Museum de Bilbau e que agora têm a sua estreia em Lisboa: a máscara de espelhos intitulada I’ll Be Your Mirror (2019) e o imponente anel Solitário (2018), no exterior do museu. Da Ásia, chega também a escultura têxtil Valkyrie Octopus, criada em 2015 para o resort MGM Macau, que pela primeira vez é exibida na Europa, na Galeria Oval do MAAT.
Joana Vasconcelos leva a arte portuguesa ao mundo. É das artistas portuguesas mais conceituadas atualmente. Com uma abordagem que combina humor e ironia, Vasconcelos questiona temas como o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva, criando um diálogo entre o privado e o público, o popular e o erudito. Esta é uma viagem pela história e obras que definiram a carreira da artista.
A artista
Joana Vasconcelos é uma artista portuguesa que nasceu a 8 de novembro de 1971, em Paris. A sua carreira de aproximadamente três décadas é marcada por uma diversidade de técnicas e uma visão artística que desafia as fronteiras do convencional ao descontextualizar objetos do quotidiano.
A aclamação internacional foi cimentada com a obra A Noiva na Bienal de Veneza de 2005, e, desde então, a sua presença tem sido uma constante em exposições e coleções ao redor do mundo. Com mais de 30 prémios, incluindo o grau de Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique e Oficial da Ordem das Artes e Letras, Vasconcelos é uma figura incontornável na arte contemporânea.
A artista acumulou uma impressionante soma de 912 exposições, das quais 164 foram individuais, demonstrando que tem vindo a construir uma carreira de impacto global. Os números da sua produção artística são igualmente impressionantes, dado que foi “mãe” de 1759 obras de arte.
Os números recorde de visitantes às suas exposições em locais emblemáticos como o Centro Cultural de Belém, Serralves e o Palácio da Ajuda em Portugal são testemunho do interesse que a artista portuguesa desperta.
A exposição individual em Versalhes, que atraiu 1,6 milhões de visitantes, é considerada um marco histórico em França, enquanto a exibição no Museu Guggenheim de Bilbau solidificou o seu lugar na história da arte contemporânea como uma das exposições mais visitadas do museu.
Templos de Amor: As Narrativas Visuais de Joana Vasconcelos
Red Independent Heart (2005), uma das suas obras mais conhecidas que tem como núcleo o famigerado coração de Viana, um símbolo da cultura portuguesa. A obra foi esculpida com talheres de plástico de um vermelho vibrante. O título da obra é diretamente inspirado num verso de Estranha Forma de Vida, escrito por Alfredo Duarte (Marceneiro).
Produzida em 2023, a obra Bolo de Noiva é feita de azulejos e cerâmica Viúva Lamego, vidro, ferro forjado metalizado e termolacado, chapa de ferro zincada e pintada, LED, fibra ótica, fonte de alimentação, sistema hidráulico e ferro.
A escultura de três pisos foi concebida para a Fundação Rothschild e é uma obra que só se pode dizer completa quando dois indivíduos se encontram no seu topo, evocando a tradicional figura dos noivos nos bolos matrimoniais. Com uma altura de 12 metros e uma área total de 365 metros quadrados, esta imponente estrutura é totalmente revestida, tanto por dentro como por fora.
Este projeto, que cruza a arquitetura com a pastelaria, representa o empreendimento mais ambicioso de Joana Vasconcelos até à data, sendo, acima de tudo, “um templo do amor“.
Fonte da imagem de capa: Instagram de Joana Vasconcelos, @joanavasconcelosatlier
Artigo revisto por Maria Batalha
AUTORIA
Foi na natação que descobri o meu amor pelo desporto. O meu interesse pelo mundo desportivo foi evoluindo quando comecei a fotografar competições de taekwondo e de badminton. Atualmente estou no segundo ano da licenciatura de jornalismo e um dos meus sonhos é no futuro, trabalhar em algo relacionado com desporto, seja através da escrita ou da lente de uma máquina fotográfica. Vejo na Magazine uma oportunidade para estar mais ligada ao desporto.
Mais uma vez um grande artigo. As fotografias muito bem escolhidas e texto em consonância. Parabéns Beatriz! Grande futuro no jornalismo!