Must Go: O Meu Guia de Viagens para o Natal
Está oficialmente de volta a época natalícia. Regressamos, uma vez mais, àquela altura do ano em que apenas queremos vestir a nossa roupa quentinha, passear com quem mais gostamos, beber um chocolate quente e desfrutar das luzes que trazem mais magia ao Natal. E porque não procurar pelo Natal noutros horizontes? Neste artigo irei recomendar cinco lugares inesquecíveis que merecem ser visitados, especialmente nesta altura do ano.
Londres
Fonte: Pinterest
Este lugar vive no meu coração. Fui a Londres com a minha família no início de dezembro de 2023 e posso dizer que adorei a experiência. É uma cidade verdadeiramente luminosa o ano inteiro, mas, no Natal, sente-se uma vibração diferente que permanece connosco.
Em Londres, encontram-se diversos pontos dignos de serem visitados, mas quero partilhar contigo aqueles que visitei e desejo revisitar:
- London Tower Bridge – A famosa ponte de Londres, um profundo marco desta cidade com uma vista lindíssima.
- Regent Street – Uma rua conhecida pelas suas lojas emblemáticas, que se torna mais especial quando preenchida de luzes.
- London Eye e Big Ben – Os icónicos símbolos do coração de Londres que, realmente, também se prendem aos nossos corações. Por se localizarem perto um do outro, tornam-se num passeio imperdível para desfrutar da beleza que é a arquitetura do Big Ben e, mais tarde, dar uma volta na grande roda de Londres, que tem uma magnífica vista para a cidade.
- Covent Garden – O mercado que mais gostei de visitar, repleto de decorações natalícias e diversas bancas, cada uma com um negócio diferente. Aproveita a oportunidade para trazer uma lembrança e beber um bom chocolate quente!
- Oxford Street – Uma das ruas mais famosas do mundo: é um ponto obrigatório para quem visita a cidade. Milhares de ofertas ao nosso redor, entre atrações e lojas atuais… Esta rua tem muito para oferecer. No Natal, mais bonita fica com os enfeites que a acompanham.
De muitos lugares que visitei em Londres, estes são, provavelmente, os meus favoritos. Lamento, no entanto, não ter tido a oportunidade de visitar o Winter Wonderland. Fica situado no Hyde Park, por onde também passeei na altura e onde confesso ter feito uma caminhada bastante agradável com uma vista natural. No entanto, na altura ainda não estava a decorrer o Winter Wonderland. Esta feira anual de Natal conta com mais de 100 atrações e espetáculos ao vivo, incluindo um circo e concertos.
Mesmo para quem não é particularmente entusiasta do Natal, é impossível visitar Londres nesta época sem reter a essência de quem por lá caminha. Esta é uma experiência inesquecível, que recomendo vivamente.
Nova Iorque
Fonte: Pinterest
Em seguida, venho falar sobre aquela que é uma das minhas viagens de sonho: Nova Iorque. A cidade que nunca para e que, de facto, nunca dorme.São tantas as maravilhas que este lugar tem para oferecer, apesar de ser uma cidade com uma história relativamente recente quando comparada com outras. Em Nova Iorque, foram filmados muitos dos filmes que vemos vezes e vezes sem conta no Natal, o que, penso eu, possa ter fomentado esta vontade de viver a época natalícia à moda da cidade.
Se tivesse a hipótese de fazer esta viagem no Natal, eis onde iria:
- Rockefeller Centre Tree – É neste lugar que encontramos a tão famosa árvore de Natal que recheia os nossos corações com a luz que dela transborda. A árvore que, desde sempre, vemos nos mais conhecidos filmes natalícios, incluindo o Sozinho Em Casa, e que é um símbolo emblemático da cidade nesta altura do ano.
- Bryant Park – No natal, o Bryant Park torna-se numa Winter Village, ou seja, num mercado de natal. Este é um passeio bastante agradável. Nesta altura do ano, conta com diversos negócios que merecem atenção e dispõe de uma pista de gelo e de outras atratividades imperdíveis.
- Hudson Yards – Os jardins com as melhores exibições de Nova Iorque, tanto dentro como fora do edifício. Um lugar mágico com luzes verdadeiramente originais e brilhantes que dão mais significado ao Natal.
- Central Park – Por si só, este já era um ponto com paragem obrigatória a quem passe por Nova Iorque, mas, no Natal, não se pode mesmo dar ao luxo de não ir lá. O perfeito cenário natalício com a neve a cair, as luzes da cidade e as pessoas a conviverem. Sem dúvida alguma que vale a pena, dando a oportunidade de explorar ainda melhor o parque num passeio dentro de uma carruagem levada a cavalo.
- Dyker Heights Christmas Lights – As luzes mais criativas e elegantes da cidade estão situadas em Brooklyn. Dyker Heights é um bairro nova-iorquino, onde se encontram casas decoradas da ponta à raiz, cada uma mais magnífica que a anterior. Um passeio que deve ser feito a pé, não estando congestionado pelo trânsito, podendo, dessa forma, tirar mais proveito de todas as exibições que tem a seu redor.
Nova Iorque será, certamente, outro destino que ficará na memória de todos os que a visitarem. Pelo menos na minha memória á ocupa um lugar especial apenas pelo desejo que tenho de conhecer a cidade
Viena
Fonte: Pinterest
O próximo destino da minha Wishlist é Viena. Uma cidade elegante que desperta a curiosidade de qualquer pessoa. No Natal, torna-se ainda mais encantadora com as decorações que se espalham pela cidade.
Aqui estão os sítios a não perder nesta viagem natalícia:
- Wilhelminenberg Palace – É capaz de ser o local onde temos a vista mais bonita da cidade. Atualmente, abriga um hotel, mas o mais interessante neste lugar é o antigo palácio lá situado, com uma vista extraordinária sobre a cidade.
- Rathausplatz Christkindlmarkt – O mercado de Natal mais conhecido de Viena, com imensas bancas e negócios diferentes, vinho quente, produtos artesanais, doçarias, entre outros. É um verdadeiro evento festivo da cidade e tem uma vibração surreal.
- Freyung – Um mercado tradicional, com concertos ao vivo, que nos faz sentir confortáveis com o clima que lá se presencia. Na parte de trás do mercado encontra-se o mais longo presépio da Áustria… e o mais bonito!
- Palácio de Schönbrunn – Um mercado todo decorado e iluminado, com uma vista belíssima para o palácio, onde também está uma roda gigante.
- Art Advent Karlsplatz – Mais um mercado de Natal situado num parque que fica coberto de neve e que aumenta o espírito natalício. Uma vibração artística que enfatiza itens artesanais.
Para todos os que sabem viver o Natal, têm mesmo de adicionar Viena à lista de destinos a visitar no futuro. Na minha já lá está e garanto-vos que farei esta viagem em breve.
Praga
Fonte: Pinterest
Quase a chegar ao fim desta lista de destinos natalícios, deparamo-nos com Praga. Uma cidade extraordinária na Europa central, conhecida pela sua arquitetura gótica e barroca encantadora. Praga aquece-nos a alma com as suas tradições natalícias vibrantes, luzes brilhantes e decorações festivas.
Eis o itinerário a seguir nesta época:
- Old Town Square – O mercado de Natal na Praça da Cidade Velha é uma tradição emblemática em Praga durante esta época do ano. É o mercado perfeito para trazer recordações de Natal dos mais diferentes projetos que lá se encontram.
- Wenceslas Square – Um lugar absolutamente estrondoso, cercado de luzes de Natal que nos aconchegam. É aqui que se vive o real clima natalício tradicional de Praga.
- Astronomical Clock – Um ponto histórico da cidade que envereda pela especial arte gótica que compõe este lendário Relógio Astronómico.
- Prague Castle – O Castelo de Praga é a principal atração da cidade em qualquer época do ano. Fundado no século IX, abriga palácios magníficos e jardins de uma beleza única e natural, entre outras ofertas que lá se encontram.
- Namesti Republiky – Aqui encontra-se uma enorme árvore de Natal. Vários cantores preenchem este lugar com as suas
canções natalícias.
Praga é mais um destino digno de ser visitado em qualquer altura, mas, no Natal, preenche o nosso coração com a imensa variedade de ofertas que podemos encontrar. Uma cultura diferente, tradições natalícias únicas e uma viagem que ficará registada para sempre.
Colmar
Fonte: Pinterest
Por último, mas não menos importante, existe Colmar, uma pequena cidade na Alsácia, França. As pequenas cidades, muitas vezes esquecidas, são capazes de nos mostrar a cultura e a história do país na sua essência, desde a raiz. Colmar é conhecida pelo seu centro histórico, pelos seus museus, pelo seu vinho e, também, pelo seu espírito natalício único.
Aqui estão as minhas sugestões para quando fores visitar esta paisagem natalícia:
- Petite Venise – Esta é uma primeira experiência imperdível: consiste numa viagem de canoa pelas ruas de Colmar, onde é possível apreciar a beleza interior e exterior da cidade, ao som de vários artistas.
- St. Martin Church – A famosa igreja católica de Colmar com o seu belo estilo gótico. É um símbolo muito importante da história da cidade e do país.
- Grande Roue de Colmar – Cobertas de neve estão as casas que se encontram neste local e que nos fazem sentir como se estivéssemos no Polo Norte! Uma rua icónica da cidade que, no Natal, se transforma num mercado com uma roda gigante.
- Colmar Christmas Market – Um lindo passeio por chalés iluminados, bancas com artesanato local e deliciosas especialidades alsacianas.
- Gingerbread Houses – As casas mais bonitas e coloridas de toda a França estão em Colmar. As chamadas “Casas de Gengibre”, que invocam o espírito natalício com as suas cores e decorações. Esta rua está repleta de decorações únicas, tradições nunca antes vistas e é perfeita para passear e desfrutar dos produtos artesanais que se vão encontrando.
Colmar transborda espírito natalício. É uma escapadinha de fim de semana perfeita, especialmente no Natal, devido a tudo o que de mágico tem para oferecer.
Chegámos, então, ao fim das minhas recomendações de locais a visitar no Natal, aqueles que não podem faltar em cada destino. O Natal é, talvez, para muitos, a época mais ansiada durante o ano. Um momento para aproveitar com a família, presentear aqueles que amamos, ver as luzes que iluminam os dias, celebrar o nascimento de Cristo… E viajar! Espero ter conseguido tornar o vosso Natal mais especial.
Fonte da capa: Pinterest
Revisto por Ariana Valido
AUTORIA
A Constança está atualmente no 1ºano da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e tem 18 anos. A Constança é apaixonada pelo mundo, e dentro do mundo, fascina-se com outros tantos que nele existem. Adora música, desenho e pintura, moda, natureza, entre outros. É simpática e engraçada, bastante organizada, tenta sempre colocar um sorriso na cara das pessoas, é extrovertida e gosta de se manter ocupada, por isso, nunca fica quieta. Gosta de ler e escrever, é uma rapariga do desporto, alinha em todos os desafios que lhe passam à frente, diz sempre que sim a um passeio ou a uma ida à praia (principalmente para ver o pôr do sol), gosta de se divertir com os seus amigos mas o tempo em família para ela é o mais importante. Guarda grandes expectativas para os próximos três anos na ESCS e quanto mais envolvida estiver nesta nova vida académica, melhor. Acredita que com a Magazine irá crescer, aprender, e está desejosa de explorar este mundo 🙂






