Neemias Queta: o que esperar do poste luso na NBA em 2025/26
O poste português Neemias Queta teve uma excelente participação no Eurobasket 2025, ajudando a Seleção Portuguesa a atingir os oitavos de final da competição pela primeira vez na história, contribuindo com 15,5 pontos e 8 ressaltos por jogo.
Neemias foi o principal destaque dos Linces (alcunha da Seleção nacional) neste torneio, nomeadamente em jogos como o contra a República Checa, onde marcou 23 pontos, ganhou 18 ressaltos e ainda fez 4 desarmes de lançamento, ou contra a Alemanha, equipa que eliminou Portugal nos oitavos-de-final e que se sagrou campeã da Europa, em que marcou 18 pontos e ganhou 11 ressaltos.
Após uma performance destas, e principalmente com a saída de Kristaps Porzings, Luke Kornet e Al Horford dos Boston Celtics, equipa onde joga Neemias, é de esperar que esta época o português ganhe minutos e talvez até a titularidade na equipa de Boston. Apesar de tudo isto, Neemias continua a ter a competição de Luka Garza, Xavier Tillman e até Chris Boucher, que pode ser adaptado a poste.
Apesar de um início de pré-época pouco convincente, no último jogo antes da época regular Neemias Queta teve uma boa performance onde apontou 8 pontos 12 ressaltos e 4 desarmes de lançamento contra os Toronto Raptors. Esta boa exibição levou Joe Mazzulla, treinador dos Celtics, a dizer: “Vamos ser duros com o Neemy. Como já lhe disse, isto é aquilo para que trabalhaste a vida toda: uma oportunidade de seres titular nos Celtics.(…) O que vimos hoje… acredito que pode ser ainda melhor do que isto, mas é esse o jogador de que precisamos na maioria das noites.” O treinador deixou claro que acredita em Neemias e que acha que ele pode ser o poste titular em Boston.
Neemias vai ter a sua primeira oportunidade na fase regular às 00h30 (hora portuguesa) de dia 23 de outubro, frente aos Philadelphia 76ers, que contam com o MVP da época de 2022/23 Joel Embiid, e que será o confronto direto do português, pois ambos jogam na mesma posição. Será que o jogador formado no Barreirense conseguirá afirmar-se como o poste titular da equipa de Boston?
Fonte da capa: Tribuna Expresso (Winslow Towson)
Artigo revisto por: Érica Gregório
AUTORIA
Comunicativo desde sempre, Guilherme decidiu juntar este atributo à sua paixão por desporto e escrever artigos desportivos para a ESCS Magazine. Aqui espera aprender e melhorar com cada experiência para poder ser o melhor jornalista possível.



