Atualidade

Nomeado primeiro-ministro de origem não branca no Reino Unido

Após a demissão da até então primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, fez-se história com a nomeação de Rishi Sunak na segunda volta. 

O novo primeiro-ministro, além de ter origem indu, é considerado o mais jovem de sempre a assumir o dito cargo no Reino Unido, com apenas 42 anos, e ainda o primeiro de origem não branca.

Filho de imigrantes indianos, licenciou-se em filosofia e política na universidade de Oxford, tendo depois feito um mestrado nos Estados Unidos. Após a sua formação, decidiu fazer investimentos no mercado financeiro. O ano de 2010 data o início da sua carreira política, quando o partido dos conservadores promoveu reformas para  aumentar a  diversidade nas suas fileiras. 

Em 2015 foi eleito pela primeira vez deputado e destacou-se em 2016 por ter defendido o Brexit nas televisões. Quatro anos mais tarde foi nomeado secretário das Finanças e, em 2020, conseguiu  o cargo de ministro das Finanças no governo de Boris Johnson. 

Rishi Sunak é casado com Akshata Murty, filha do milionário indiano pertencente ao ramo da tecnologia Narayana  Murthy. O casal tem duas filhas e  uma fortuna avaliada em cerca de 800 milhões de euros.

Fonte da capa: EPA/NEIL HALL
Artigo revisto por João Nuno Sousa

AUTORIA

+ artigos