Nomeado primeiro-ministro de origem não branca no Reino Unido
Após a demissão da até então primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, fez-se história com a nomeação de Rishi Sunak na segunda volta.
O novo primeiro-ministro, além de ter origem indu, é considerado o mais jovem de sempre a assumir o dito cargo no Reino Unido, com apenas 42 anos, e ainda o primeiro de origem não branca.
Filho de imigrantes indianos, licenciou-se em filosofia e política na universidade de Oxford, tendo depois feito um mestrado nos Estados Unidos. Após a sua formação, decidiu fazer investimentos no mercado financeiro. O ano de 2010 data o início da sua carreira política, quando o partido dos conservadores promoveu reformas para aumentar a diversidade nas suas fileiras.
Em 2015 foi eleito pela primeira vez deputado e destacou-se em 2016 por ter defendido o Brexit nas televisões. Quatro anos mais tarde foi nomeado secretário das Finanças e, em 2020, conseguiu o cargo de ministro das Finanças no governo de Boris Johnson.
Rishi Sunak é casado com Akshata Murty, filha do milionário indiano pertencente ao ramo da tecnologia Narayana Murthy. O casal tem duas filhas e uma fortuna avaliada em cerca de 800 milhões de euros.
Fonte da capa: EPA/NEIL HALL
Artigo revisto por João Nuno Sousa