Cinema e Televisão

Nova temporada de The Crown entrega retrato dos maiores escândalos reais

Para os fãs da série The Crown, a mais recente temporada foi sem dúvida alguma a mais esperada e aquela que criou mais expectativa. Esse entusiasmo por parte do público é derivado da memória ainda muito presente que a maioria dos telespectadores tem em relação aos acontecimentos que iriam, muito provavelmente, ser retratados nesta nova temporada – nomeadamente, a continuação daquela que foi a impactante história da Lady Di.

A quinta temporada de The Crown apresenta novas personalidades em alguns dos papéis principais na série. Imelda Staunton, como rainha Elizabeth II, e Elizabeth Debicki, como Diana Spencer, foram duas das mudanças de elenco, e as mais elogiadas pelo público.

Esta temporada começa por representar a tentativa da Princesa Diana e do Príncipe Carlos de fazer com que o casamento, que até então tinha enfrentado várias complicações, funcionasse, nem que fosse apenas aos olhos dos media e dos fãs do casal. Ao longo dos primeiros episódios, é retratada uma enorme preocupação por parte da família real em relação ao casamento do futuro herdeiro do trono, e o que a rutura do mesmo poderia implicar para a Coroa.

Um aspeto bastante relevante desta temporada é o destaque dado aos problemas de saúde enfrentados pela personagem de Elizabeth Debicki (Princesa Diana), como a bulímia nervosa, as tentativas de suicídio e a depressão pós-parto, originados pelo sofrimento vivido no casamento infeliz com o Príncipe de Gales.

A mais recente temporada apostou também no regresso de Peter Townsend, interpretado por Ben Miles, o que resultou numa reaproximação entre Townsend e a Princesa Margaret, reavivando aquele que foi o primeiro escândalo amoroso da família real.

É inevitável recusar a importância e relevância que o divórcio da Princesa de Gales e do Príncipe Charles teve para a trama desta temporada. Desde o primeiro episódio, a história caminha a passos largos para o desfecho que é representado no episódio nove: a separação oficial. A partir desse acontecimento, o espectador consegue aperceber-se do impacto que o fim do casamento teve no seio da família real e no próprio ex-casal.

Um dos assuntos mais comentados desta temporada foi a semelhança visual entre Elizabeth Debicki e a própria “Princesa do Povo”. Em várias cenas desta temporada, é possível reparar na notável semelhança entre ambas, destacando-se os momentos que retratam a entrevista emblemática à BBC.

Fonte da capa: Glamurama – OUL

Artigo revisto por Andreia Custódio

AUTORIA

+ artigos

A Daniela está no segundo ano da licenciatura de Jornalismo e sempre teve um bichinho por tudo o que fosse relacionado a histórias e escrita! Com uma imaginação muito fértil, coleciona blocos e cadernos repletos de narrativas autorais. Para além disso, não desperdiça uma boa tarde passada no universo das séries e dos filmes! Viu na Magazine, em especial na editoria de Cinema e Televisão, uma boa oportunidade de unir o melhor do seu mundo: a escrita e a ficção!