Informação

O Regresso a Casa (Branca)

“América grande de novo”

No passado dia 5 de novembro, Donald Trump derrotou oficialmente Kamala Harris com cerca de 50% dos votos, pondo fim a um ciclo de campanha marcado por tensões e reviravoltas.

Donald Trump, republicano, será o próximo presidente dos Estados Unidos, com uma política mais radical e  um discurso populista e conservador voltado para as questões culturais, económicas e de segurança. A campanha eleitoral de Donald Trump foi marcada por uma estratégia agressiva, mostrando a sua misoginia, racismo e xenofobia. Trump, ao utilizar, novamente, o seu slogan “America First”, deu ênfase a uma política externa isolacionista e a ataques contra imigrantes, os quais acusou de promover uma “invasão” aos Estados Unidos. Este também prometeu ações rigorosas contra críticos, incluindo figuras públicas como Barack Obama, Kamala Harris e Hillary Clinton, ao acusá-los de corrupção. Este tipo de discurso foi o que levou muitos eleitores a rejeitarem as políticas democratas e a procurarem uma postura mais nacionalista e conservadora.

Donald Trump e Kamala Harris
Fonte: CBS News

Donald Trump está focado na construção de uma América cuja segurança nacional, economia e valores sociais conservadores sejam reconhecidos, voltando a ser grande. Um dos pilares da sua proposta é o fortalecimento da imigração restritiva: planeia retomar a construção do muro na fronteira com o México, implementar políticas de deportação mais rígidas e eliminar benefícios federais para imigrantes irregulares. Propõe também classificar cartéis de drogas como organizações terroristas para ampliar as ações contra o narcotráfico e a violência associada à imigração ilegal.

Em termos económicos, Trump pretende reforçar o protecionismo, defendendo uma taxa de 10% a 20% sobre todos os produtos importados e políticas de “tarifas recíprocas” especialmente focadas na China. Há até planos para taxar os lucros de empresas americanas que investem na China e para reduzir os impostos sobre a renda doméstica. O objetivo central destas propostas é proteger empregos americanos e reduzir o défice comercial.

No campo social, opõe-se a questões que considera parte da propaganda woke nas escolas e nas instituições governamentais. Propõe restringir o uso de terminologias associadas à diversidade e inclusão em leis federais e aumentar o controle dos pais sobre o conteúdo educacional.

A Heritage Foundation elaborou o Projeto 2025, que inclui quatro objetivos principais, sendo esses a restauração da família como centro da vida americana, o desmantelamento do Estado intervencionista, a defesa da soberania e das fronteiras da nação e a segurança do direito divino dos indivíduos de poderem viver livremente. Este plano prevê a demissão de milhares de servidores públicos, o desmantelamento do Ministério da Educação e de outros órgãos federais, além de cortes de impostos. Embora Trump tenha mantido a distância pública do projeto, grande parte das suas propostas refletem o apoio do mesmo.

Donald Trump
Fonte: Data Center Dynamics

Com forte apoio da base conservadora, Trump procura implementar mudanças significativas que consolidem o seu projeto America First. As promessas centrais do seu governo incluem o fortalecimento das fronteiras, restrições à imigração e a redução da presença do Estado em setores como o da Educação. Todos estes objetivos eleitorais assinalam um compromisso com políticas de isolamento económico, segurança nacional e valores tradicionalistas e conservadores.

Fonte de Capa: Julia Demaree Nikhinson/AP Photo

Revisto por Sofia Santos

AUTORIA

+ artigos

Nasceu em março, mês esse associado a guerras, mudanças e tempestades, o que a define por completo. A Miriam sempre foi um furacão, sempre empenhada e criativa, nunca sabendo bem o que queria, por gostar de tudo. Até descobrir que a escrita sempre esteve no centro de tudo o que fazia e a apaixonava. Hoje em dia, está em jornalismo, a desbravar um novo mundo e na expectativa de, um dia, escrever sobre o trinta e nove do glorioso.