A OMS salienta que, durante o Inverno, o risco de expansão do vírus Zika na Europa é bastante baixo.
Na sexta-feira, dia 29 de Janeiro de 2016, a delegação europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS), realçou o aumento dos casos relacionados com o vírus Zika na Europa mas que a sua propagação durante o Inverno mantém-se “extremamente baixa”. Neste mesmo comunicado, ressalvaram que os “mosquitos Aedes” estão presentes em “vários países europeus” mas no entanto, as “atuais condições climáticas” não são as mais apropriadas para a difusão do vírus proveniente dos mesmos.
Contudo, a chegada da primavera e, mais adiante, do outono terá como consequência o aumento do risco de propagação do vírus, isto porque os mosquitos irão ter melhores condições para reprodução em países com climas quentes. Para além disso, a elevada difusão do vírus no continente americano aumenta o risco da chegada à Europa através dos viajantes que vêm desse mesmo continente.
Para que este vírus constitua um risco menor, a OMS alertou que “os países europeus deveriam estar preparados para detetar e tratar a infeção do vírus Zika em viajantes que cheguem de países infetados”.