Atualidade,  Informação

OMS: Risco de expansão do vírus Zika na Europa é muito baixo


A OMS salienta que, durante o Inverno, o risco de expansão do vírus Zika na Europa é bastante baixo.

Na sexta-feira, dia 29 de Janeiro de 2016, a delegação europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS), realçou o aumento dos casos relacionados com o vírus Zika na Europa mas que a sua propagação durante o Inverno mantém-se “extremamente baixa”. Neste mesmo comunicado, ressalvaram que os “mosquitos Aedes” estão presentes em “vários países europeus” mas no entanto, as “atuais condições climáticas” não são as mais apropriadas para a difusão do vírus proveniente dos mesmos.

Contudo, a chegada da primavera e, mais adiante, do outono terá como consequência o aumento do risco de propagação do vírus, isto porque os mosquitos irão ter melhores condições para reprodução em países com climas quentes. Para além disso, a elevada difusão do vírus no continente americano aumenta o risco da chegada à Europa através dos viajantes que vêm desse mesmo continente.

Para que este vírus constitua um risco menor, a OMS alertou que “os países europeus deveriam estar preparados para detetar e tratar a infeção do vírus Zika em viajantes que cheguem de países infetados”.

Captura de ecrã 2016-01-30, às 04.55.57

Avatar

Pedro Almeida, de 21 anos, é um estudante universitário do curso de Publicidade e Marketing, cuja paixão reside no Marketing, na escrita e na responsabilidade social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *