Os 4 M’s dos Óculos de Sol: Mitos, Modelos, Marcas & Moda
O verão passou, as sweats começam a ser vestidas durante o dia e a roupa de inverno vai saindo a pouco e pouco das gavetas. Camisas deixam de ser usadas, e t-shirts? Só por baixo! Aquele casaco de pelo começa a pedir para ser usado e as meias quentinhas só querem assentar nos nossos pés.
E então e os óculos de sol? “São para esquecer!”, “Está frio e nevoeiro, já não está tempo para isso!” Ouvimos muito disto por aí, mas será mesmo verdade? Será que devem mesmo cair nas ruínas da memória? Vamos descobrir!
Estes são acessórios que nos permitem proteger os olhos dos raios solares. Não só no verão, como muitos pensam, como também no inverno e em outras estações do ano. Estas estações também têm dias de luminosidade intensa, com raios que podem ser prejudiciais à nossa visão. As lentes dos óculos podem ser coloridas ou escuras, para diminuir a quantidade de luz que as penetra.
Os modelos são variados e a cada dia aumentam, desde os desportivos até aos mais luxuosos. Quando apenas o vidro era utilizado para produzir lentes escuras, as tonalidades deste eram limitadas pela capacidade de pigmentação dos minerais, sendo o verde escuro a mais comum. Depois da invenção das lentes orgânicas, feitas de materiais como acrílico e policarbonato, as opções de tingimento das lentes expandiram-se consideravelmente, abrangendo até mesmo efeitos como o degradê.
À parte desta explicação muito técnica e científica, o mundo da moda dos óculos de sol vai muito além do propósito de proteger os olhos. É estilo, elegância e poder.
Guess, Ray-Ban, Oakley, Gucci, Dior, Michael Kors, Zadig & Voltaire e muitas outras são marcas que vibram neste universo.
Há uma marca que, no entanto, me cativa bastante. Acompanhando-me desde pequeno, está presente em pelo menos três dos meus pares de óculos atuais.
Meller nasceu em Barcelona, Espanha, e é uma marca de moda digital pequena, que poucos conhecem. Vende relógios e óculos de sol através das redes sociais. Foi fundada por Sergi Benet, Borja Nadal, Marco Grandi e pelo seu diretor de marketing alemão, Chris Erthel. A marca tira partido da criatividade, de designs exóticos e de uma atitude aventureira para criar as suas campanhas de marketing, como está evidente nesta imagem:
Em relação à qualidade e preço, posso dizer que a Meller é uma marca muito boa. Tem tudo para crescer e faz por isso. O facto de investirem na moda digital atrai as gerações e acompanha-as, podendo esta alcançar grandes patamares no ramo fashionista.
Tenho a dizer que, com muito orgulho, devemos tirar os óculos de sol das gavetas, independentemente da marca, e dar o devido e merecido brilho aos nossos estilosos outfits de inverno, com cachecóis, casacos e botas quentinhas.
Imagem de destaque: Gonçalo Conceição
Artigo revisto por: Pedro Filipe Silva
AUTORIA
O Gonçalo tem 17 anos e está mesmo à porta dos 18. Está no primeiro ano da Licenciatura de Relações Públicas e Comunicação Empresarial e, no ensino secundário, estudou Línguas e Humanidades. Escrever faz com que este se organize no dia a dia e transmita aquilo que sente para simples folhas ou meios digitais. Ama viajar, conhecer pessoas e tenta sempre estar inserido em diversos projetos que o enriqueçam. É super dado à comunicação e raramente é pessimista. A ESCS Magazine é mais um desafio para a sua vida e também uma grande novidade. Está pronto a embarcar nesta aventura e a dar a conhecer um pouco mais do seu ponto de vista aos leitores desta incrível Magazine, em especial no que toca ao Mundo Académico, Grande Entrevista e Reportagem, Opinião, Informação e Moda & LifeStyle! Por fim, mas não menos importante, encontra-se também inserido na forte equipa de Recursos Humanos.