Os 4 M’s dos Óculos de Sol: Mitos, Modelos, Marcas & Moda
O verão passou, as sweats começam a ser vestidas durante o dia e a roupa de inverno vai saindo a pouco e pouco das gavetas. Camisas deixam de ser usadas, e t-shirts? Só por baixo! Aquele casaco de pelo começa a pedir para ser usado e as meias quentinhas só querem assentar nos nossos pés.
E então e os óculos de sol? “São para esquecer!”, “Está frio e nevoeiro, já não está tempo para isso!” Ouvimos muito disto por aí, mas será mesmo verdade? Será que devem mesmo cair nas ruínas da memória? Vamos descobrir!
Estes são acessórios que nos permitem proteger os olhos dos raios solares. Não só no verão, como muitos pensam, como também no inverno e em outras estações do ano. Estas estações também têm dias de luminosidade intensa, com raios que podem ser prejudiciais à nossa visão. As lentes dos óculos podem ser coloridas ou escuras, para diminuir a quantidade de luz que as penetra.
Os modelos são variados e a cada dia aumentam, desde os desportivos até aos mais luxuosos. Quando apenas o vidro era utilizado para produzir lentes escuras, as tonalidades deste eram limitadas pela capacidade de pigmentação dos minerais, sendo o verde escuro a mais comum. Depois da invenção das lentes orgânicas, feitas de materiais como acrílico e policarbonato, as opções de tingimento das lentes expandiram-se consideravelmente, abrangendo até mesmo efeitos como o degradê.
À parte desta explicação muito técnica e científica, o mundo da moda dos óculos de sol vai muito além do propósito de proteger os olhos. É estilo, elegância e poder.
Guess, Ray-Ban, Oakley, Gucci, Dior, Michael Kors, Zadig & Voltaire e muitas outras são marcas que vibram neste universo.
Há uma marca que, no entanto, me cativa bastante. Acompanhando-me desde pequeno, está presente em pelo menos três dos meus pares de óculos atuais.
Meller nasceu em Barcelona, Espanha, e é uma marca de moda digital pequena, que poucos conhecem. Vende relógios e óculos de sol através das redes sociais. Foi fundada por Sergi Benet, Borja Nadal, Marco Grandi e pelo seu diretor de marketing alemão, Chris Erthel. A marca tira partido da criatividade, de designs exóticos e de uma atitude aventureira para criar as suas campanhas de marketing, como está evidente nesta imagem:
Em relação à qualidade e preço, posso dizer que a Meller é uma marca muito boa. Tem tudo para crescer e faz por isso. O facto de investirem na moda digital atrai as gerações e acompanha-as, podendo esta alcançar grandes patamares no ramo fashionista.
Tenho a dizer que, com muito orgulho, devemos tirar os óculos de sol das gavetas, independentemente da marca, e dar o devido e merecido brilho aos nossos estilosos outfits de inverno, com cachecóis, casacos e botas quentinhas.
Imagem de destaque: Gonçalo Conceição
Artigo revisto por: Pedro Filipe Silva
AUTORIA
Com poucos anos e muitos sonhos, o Gonçalo acredita que, para alcançar o sucesso académico, é necessário vivê-lo e aproveitá-lo da melhor forma possível. Aos 17 anos, a ESCS surgiu-lhe ao acaso e tornou-se no melhor que lhe poderia ter acontecido. Além de ser apaixonado pelas Relações Públicas e pela Comunicação Empresarial, tem também uma forte paixão e ligação ao café e às viagens low cost. Considera-se um rapaz ativo, ambicioso e confiante e, para ele, escrever sempre foi a forma mais autêntica de se expressar e de partilhar com os outros o que pensa e sente. Ao longo do tempo como membro, passou por vários departamentos, mas apercebeu-se que onde se encaixava melhor era em Mundo Académico, onde conseguiu e consegue articular todos os seus gostos com a riqueza da vida académica, tanto antiga como atual. Como Editor, deseja transmitir o seu amor pelo departamento a todos os membros e leitores!