Paddy Cosgrave, da Irlanda ao mundo
Patrick “Paddy” Cosgrave é um dos maiores empresários e empreendedores irlandeses do momento.
Cosgrave nasceu a 19 de março de 1983, tendo 41 anos. Cresceu numa quinta na cidade de Wicklow, na Irlanda e estudou na Glenstal Abbey School, um mosteiro católico-romano de tradição beneditina. Licenciou-se em 2006 em BESS (Business, Economics and Social Studies – Negócios, Economia e Estudos Sociais), pela Trinity College de Dublin. Enquanto esteve neste curso, foi presidente da University Philosophical Society (The Phil) e editor da Piranha: uma revista universitária satírica. Durante a sua presidência na The Phil, surgiu o Phil Speaks: uma iniciativa de sensibilização destinada a promover o debate e a oratória nas escolas secundárias irlandesas.
Após terminar os estudos tornou-se Diretor Executivo da Rock the Vote Ireland, uma campanha lançada em abril de 2007 para incentivar os jovens a votar nas eleições irlandesas de maio de 2007. Foi também co-fundador do MiCandidate, um site que fornecia informações pormenorizadas sobre todos os candidatos às eleições gerais de 2007, tendo sido vendida por uma quantia anónima, em outubro de 2009. Em 2008, esteve envolvido na fundação de um sistema de prémios para licenciados irlandeses.
Paddy Cosgrave foi o co-fundador e atual Diretor Executivo da maior e mais conhecida conferência tecnológica anual da Europa, Web Summit, que teve como dois outros co-fundadores: David Kelly e Daire Hickey, no ano de 2009, em Dublin, Irlanda.
Em 2015, foi galardoado com a medalha de ouro anual da Irish Exporters Association (Associação de Exportadores Irlandeses) e ficou em 18.º lugar na lista de 2015 da Wired UK, nos “100 most influential individuals in the wider Wired world” (100 indivíduos mais influentes do mundo Wired).
Desde 2021, tem o cargo de embaixador do Conselho Europeu de Inovação, pretendendo continuar a exercê-lo até 2027. Atualmente é investidor no site web de Notícias- The Ditch.
Casou-se com a modelo que se tornou designer Faye Dinsmore, em 2016, e tem um filho. Em 2022, comprou uma mansão georgiana e terras em Rossnowlagh, Co Donegal, Irlanda, por 1,8 milhões de euros.
Cosgrave não é conhecido apenas por todo este seu percurso brilhante, mas também pela sua falta de “limites”. Este já foi criticado e enfrentou ações legais por comentários que fez em diversas ocasiões, principalmente sobre políticos no X (Twitter), tais como:
“Estou chocado com a retórica e as ações de tantos líderes e governos ocidentais, com exceção, em particular, do governo da Irlanda, que, por uma vez, está a agir corretamente. Os crimes de guerra são crimes de guerra, mesmo quando cometidos por aliados, e devem ser denunciados pelo que são.”
Esta figura marcante é tema de conversa pelas boas e más razões, especialmente no que toca à política, de forma geral. No entanto, continua a brilhar em cada sítio que passa como um bom palestrante e um incrível magnata que demonstra ser.
Fonte da Capa: Público
Artigo revisto por Diogo Bértola
AUTORIA
Com poucos anos e muitos sonhos, o Gonçalo acredita que, para alcançar o sucesso académico, é necessário vivê-lo e aproveitá-lo da melhor forma possível. Aos 17 anos, a ESCS surgiu-lhe ao acaso e tornou-se no melhor que lhe poderia ter acontecido. Além de ser apaixonado pelas Relações Públicas e pela Comunicação Empresarial, tem também uma forte paixão e ligação ao café e às viagens low cost. Considera-se um rapaz ativo, ambicioso e confiante e, para ele, escrever sempre foi a forma mais autêntica de se expressar e de partilhar com os outros o que pensa e sente. Ao longo do tempo como membro, passou por vários departamentos, mas apercebeu-se que onde se encaixava melhor era em Mundo Académico, onde conseguiu e consegue articular todos os seus gostos com a riqueza da vida académica, tanto antiga como atual. Como Editor, deseja transmitir o seu amor pelo departamento a todos os membros e leitores!



