Personagens Literárias que Gostávamos de ter como Amigas
Alguma vez leste um livro e pensaste: “Adorava que esta personagem fosse minha amiga?” É que, convenhamos, algumas figuras literárias são tão incríveis que não custa nada imaginar como seria tê-las no nosso grupo de amigos.
Na vastidão do mundo literário encontramos personagens que nos fazem rir, chorar e refletir sobre a vida. Entre estas, há aquelas figuras inesquecíveis que adorávamos ter ao nosso lado no dia a dia.
Neste artigo vamos explorar algumas dessas personagens com quem, sem dúvida, marcaríamos coffee dates.
Elizabeth Bennet – Orgulho e Preconceito por Jane Austen
Elizabeth Bennet é a amiga de que todos precisamos: inteligente, cheia de vida e com um humor afiado. Ela nunca teria medo de dizer o que pensa, com um toque de humor sarcástico, e seria aquela que nos ajudaria a manter os pés assentes na terra. Seria uma ótima companhia para ter conversas intermináveis sobre a sociedade e os seus dilemas!
Jo March – Mulherzinhas por Louisa May Alcott
Jo March é aquela amiga aventureira e sonhadora. Não só é uma escritora talentosa, como também é uma excelente ouvinte e companheira. Ter uma amiga como a Jo significa ter alguém com quem poderíamos partilhar os nossos sonhos mais ambiciosos, sabendo que ela nunca nos julgaria, mas sim encorajaria a ir mais longe. Ela seria aquela que nos faria acreditar que somos capazes de tudo, desde que sigamos o nosso coração.
Blimunda – Memorial do Convento por José Saramago
Com a sua capacidade sobrenatural de ver o que está escondido dentro dos outros, Blimunda é a amiga mística que todos gostaríamos de ter. Ela seria uma aliada profunda e enigmática. Para além de termos alguém com quem partilhar momentos de silêncio, ela também estaria ali para nos ajudar a desvendar os mistérios da vida. Quem mais poderia ser aquela amiga que vê para além das palavras e que percebe o que sentimos mesmo antes de o dizer?
Alexandre – Onde Está o Branco em Ti por Ricardo Antunes
A personagem que apresento agora seria o amigo das conversas mais profundas. Alexandre é introspetivo e sensível, o tipo de pessoa com quem poder-se-ia falar sobre os grandes dilemas da existência, do amor e do sentido da vida. Ele é o amigo compreensivo e leal de que todos precisamos. Além disso, também seria o amigo que, nas alturas de tristeza ou confusão, saberia exatamente o que dizer para acalmar a alma, com uma serenidade que nos tranquilizaria.
Amizades Literárias
Claro que estas amizades são apenas sonhos literários, mas quem disse que sonhar faz mal?
Por vezes, encontramos nas personagens aquele tipo de companhia que gostaríamos de ter ao nosso lado, capazes de nos inspirar e consolar de formas únicas. E, ainda que sejam ficcionais, estas são as personagens de quem sentimos saudades quando a história termina. Então, porque não imaginar uma amizade que ultrapasse as páginas de um livro?
E tu? Quem escolhias para ser o teu bestie na vida real?
Fonte da capa: Marta Reis
Artigo revisto por: Mariana Ranha
AUTORIA
Marta Reis uma jovem de 18 anos está a embarcar na sua jornada universitária, no primeiro ano da licenciatura de Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Desde cedo o “bichinho” da leitura despertou-lhe uma paixão que só tem vindo a aumentar ao longo dos anos, alimentando igualmente o seu amor pela escrita. Fascinada por filmes antigos, Marta gosta de se perder nos clássicos, especialmente nos romances. A esta nova jornada junta também o início de uma aventura na ESCS Magazine, onde pretende aprimorar a sua escrita, como também partilhar tudo aquilo que mais lhe apaixona.