Quando o nosso livro preferido se torna um filme
Artigo adaptado de um artigo da Seventeen.com
O filme começa e os livros ganham uma nova vida. Para trás fica um caminho que implica desafios para autores, argumentistas e realizadores. Perdem-se palavras e descrições, ganham-se imagens, bandas sonoras e outras abordagens.
Assim, ser obcecado com todas as coisas que envolvem a ficção pode ser a melhor coisa do mundo, mas isso também pode significar que há uma chance de 99,9% do teu livro favorito ser (ou já ter sido) adaptado para o cinema. Crepúsculo, The Hunger Games, The Fault In Our Stars e Divergent são apenas alguns dos livros que já tiveram o seu tratamento cinematográfico em Hollywood.
A maioria deles têm sido surpreendentes, e definitivamente que não foram uma decepção, mas é sempre perigoso quando ouves que o teu livro preferido vai tornar-se um filme.
Aqui estão, entre outros, 13 sentimentos que temos quando ouvimos que o nosso livro favorito vai tornar-se um filme.
1. Extrema felicidade
O teu livro favorito está a ganhar o reconhecimento que merece. Durante anos esteve pousado na tua mesa-de-cabeceira, sendo lido e relido enquanto tu convencias os teus amigos que eles precisavam do mesmo nas suas vidas. Vais elevar-te mais uma vez, amado livro.
2. Um grande entusiasmo
Consegues imaginar tudo muito bem representado na tua cabeça enquanto lês o livro, mas agora o teu próprio mundo criativo e imaginário vai para o grande ecrã. Aquela cena que ADORAS vai tornar-se real, cenas reais que vais poder ver com os teus olhos. A vida é boa.
3. Choque
Espera um minuto… Se calhar, as possibilidades são que este filme pode não ser inteiramente igual ao que imaginavas na tua cabeça. As coisas vão ser e parecer diferentes. Isto não está certo. O que é que está a acontecer?!
4. Ansiedade
Ainda não tinhas pensado nas possibilidades das pessoas que vão ser escolhidas nos castings. Como é que vão encontrar um homem e uma mulher que sejam EXATAMENTE perfeitos para os papéis? Depois há uma repentina realização de que ele não vai ter uma cicatriz na orelha, como tinhas imaginado na tua cabeça. Omg, isto não vai mesmo resultar!
5. Medo/Pavor
O sentimento profundo e escuro de medo que sentes quando pensas em todos os livros que foram adaptados e se tornaram filmes horríveis – Rest In Peace.
E se os realizadores fizerem à tua personagem preferida o que fizeram ao ator principal de The Golden Compass. Não tens a certeza se podes aguentar este tipo de dor e de sofrimento.
6. Horror
E se eles mudarem tudo? Se as características das personagens forem demasiado excêntricas ou nada como estás à espera vais querer esmurrar-te a ti próprio! E só de pensar que podem excluir as tuas partes favoritas!!! THIS MUST BE STOPPED.
7. Aversão/Repugnância
Bem, esta é definitivamente a pior ideia de sempre. Eles nunca vão conseguir produzir um filme tão bom quanto o livro. Oh meu Deus, quem é que teve esta ideia?!
8. Raiva
O elenco já foi escolhido e está errado, errado, tão errado!!! Ela é suposto ter olhos verdes, ele é suposto ser britânico e o ator é americano, por isso o sotaque não vai ser igual… Eles retiraram a cena que sempre imaginaste na tua cabeça! COMO É QUE SE ATREVEM? BURN THEM ALL.
9. Frustração
Oh, mundo cruel! Não há nada que se possa fazer acerca disto… O que antes era um bom livro agora vai ser mastigado e cuspido pela indústria cinematográfica, e tu só podes sentar-te e assistir ao mundo ruir e a incendiar-se. Nunca mais te podes apaixonar por um livro.
10. Defensiva
É o teu livro e não dos realizadores de Hollywood, ok? Agora todos andam super entusiasmados e compram o livro com a capa do filme em vez da capa original do livro. They don’t even get it.
11. Chateado
Porque tu sabes que, depois de toda esta excitação, tu TENS de ir ver o filme, porque, enfim… Não deixa de ser o teu livro preferido… Se calhar não vais odiar assim tanto. Se calhar vai haver UM bom bocado do filme que vais apreciar e em que te vais concentrar enquanto escolhes ignorar o resto das cenas, que vão ser uma porcaria, de certeza.
12. Aceitação
Pronto, ok. Isto está a acontecer. Eu vou ao cinema. E pelo menos nunca será tão mau como o primeiro filme da saga Twilight.
13. Orgulho
Os comentários são bons. OS COMENTÁRIOS SÃO ÓTIMOS. Eu “conheci” este livro primeiro e agora está a ter um grande sucesso. Tudo vai ficar bem.
Aquele alarido inicial foi para quê mesmo?