Quase 10 anos de BLA. Uma Júnior Empresa? Como surgiu?
A Bright Lisbon Agency (BLA) faz uma década daqui a poucos meses e a maior parte da comunidade escsiana ainda não sabe o que fazem os seus integrantes, não sabe com o que trabalham e nem sabe o propósito da sua existência.
Será um núcleo? Será uma associação? O que faz e como surgiu?
A Júnior Empresa (JE) da ESCS surgiu há quase 10 anos, a 25 de fevereiro de 2016, tendo como fundador o ex-aluno de Publicidade e Marketing, André Albuquerque. O estudante achou boa ideia implementar o movimento júnior na nossa escola, no final do seu primeiro ano de licenciatura, em conversa com um amigo da atual Júnior Empresa do ISCTE (ISCTE Junior Consulting). Após debater consigo mesmo durante todo o verão, apresentou a ideia à sua melhor amiga, Carolina Batista, que, inicialmente, pareceu não o apoiar muito, chamando-o de “doido, estúpido e idiota”. O fundador concordou e decidiu prosseguir na mesma com o seu grande objetivo.
Fonte: André Albuquerque – Fundador da BLA
Com muito trabalho e dedicação, o André criou a Bright: uma associação sem fins lucrativos gerida por estudantes, que tinha como intuito criar a ponte entre o meio académico e o mercado de trabalho – mesmo sabendo que não iria usufruir da mesma, devido a estar já no seu último ano de licenciatura. O que sabia e acreditava era que estava a fazer algo pelos seus sucessores. “A ideia era montar uma estrutura para que, no futuro, os alunos pudessem aproveitar”, explicou.
Durante cinco anos, a BLA foi uma Júnior Iniciativa (JI) e, em 2021, pôde oficializar-se como a primeira Júnior Empresa no ramo da comunicação, em Portugal. Atualmente, está inserida na Federação de Júnior Empresas em Portugal (JE Portugal), em conjunto com outras 25 ao redor do país. Ao todo, o movimento é composto por mais de 1.400 juniores empresários a nível nacional e 80.000 a nível global (mais de 44 países). No IPL não estão sozinhos e contam com a Júnior Empresa do ISCAL (ISCAL Junior Business Solutions), que se tornou federada no ano de 2024.
A Bright conta momentaneamente com o apoio do Conselho Consultivo e com o apoio de um Alumni Board (ex-alunos que já passaram pela BLA), que asseguram a formação e aconselhamento necessário para a prestação de serviços com a máxima qualidade.
Fonte: Movimento Júnior Português – JE Portugal
Mas a pergunta que permanece é: O que é que a BLA faz?
Com os valores centrados no compromisso, brio e ousadia, a JI da ESCS conta com os departamentos de Comunicação Estratégica (CE), Design e Imagem (DI), Recursos Humanos (RH) e New Business (NB).
Através dos seus serviços de Estratégia (CE) e Conteúdo (DI), já trabalharam com mais de 30 empresas, entre elas a L’Oréal, a Make-a-Wish Foundation e a Fashion Revolution. No mandato de 2024/2025 bateram o recorde de projetos realizados na história da Bright, entre eles:
- A criação de flyers para a JADE (Reprografia do Campus de Benfica, situada na ESCS), distribuídos nos kits de caloiro da ESCS e do ISCAL;
- A criação de posts para as redes sociais da JADE, com as quais já trabalharam no passado, para a campanha de crowdfunding;
- A captação dos eventos “PR Masterclass” e “Jornalistas e Assessores de Imprensa – Que Relação?”;
- O apoio na organização e comunicação da 2ª edição do Bootcamp de Economia Circular;
- O Branding e Design Gráfico para a OakyLabs (um projeto do fundador da Bright);
- O apoio de Social Media para a Associação de Estudantes da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova;
- O apoio de Social Media para o Oftalgest, um evento de oftalmologia;
- A criação de um vídeo Institucional para a Identidar.te, uma clínica de reabilitação em Setúbal.

Fonte: Team Building – Bright Lisbon Agency
Ano após ano, ambicionam crescer e impactar a vida dos alunos escsianos. Acreditam que passar pela Bright Lisbon Agency é uma experiência enriquecedora e com enorme reconhecimento no exterior, marcada por muito conhecimento, momentos e prática. Juntos trabalham, crescem e evoluem, à procura de um presente e futuro brilhantes.
Imagem de destaque: Website da ESCS
Artigo revisto por: Érica Gregório
AUTORIA
Com poucos anos e muitos sonhos, o Gonçalo acredita que, para alcançar o sucesso académico, é necessário vivê-lo e aproveitá-lo da melhor forma possível. Aos 17 anos, a ESCS surgiu-lhe ao acaso e tornou-se no melhor que lhe poderia ter acontecido. Além de ser apaixonado pelas Relações Públicas e pela Comunicação Empresarial, tem também uma forte paixão e ligação ao café e às viagens low cost. Considera-se um rapaz ativo, ambicioso e confiante e, para ele, escrever sempre foi a forma mais autêntica de se expressar e de partilhar com os outros o que pensa e sente. Ao longo do tempo como membro, passou por vários departamentos, mas apercebeu-se que onde se encaixava melhor era em Mundo Académico, onde conseguiu e consegue articular todos os seus gostos com a riqueza da vida académica, tanto antiga como atual. Como Editor, deseja transmitir o seu amor pelo departamento a todos os membros e leitores!



